Novo espaço vai beneficiar produtores da agricultura familiar e fortalecer a economia local
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhado do secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, realizou na manhã desta quarta-feira (6), uma visita técnica às obras do novo Mercado Municipal, que está sendo construído no bairro São Francisco.
A iniciativa faz parte do plano de desenvolvimento econômico da gestão municipal e tem como objetivo principal beneficiar os produtores da agricultura familiar, além de fomentar a economia local.
A obra está praticamente concluída e, em breve, moradores dos bairros São Francisco e Eldorado poderão adquirir produtos fresquinhos diretamente da agricultura familiar, em um espaço moderno e bem estruturado, um verdadeiro cartão postal para a região.
Durante a visita, o prefeito destacou a importância do mercado para a geração de emprego e renda na cidade. Segundo ele, o espaço permitirá que os produtores vendam seus produtos diretamente aos consumidores, eliminando os atravessadores e valorizando ainda mais a produção local.
“A agricultura familiar ainda enfrenta muitos desafios e precisa de suporte”, afirmou Tião Bocalom (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Primeiro, estou feliz porque estamos atendendo aquele segmento que sempre falei que vai mudar a cara econômica do nosso estado, que é exatamente a agricultura familiar. A agricultura em larga escala está indo muito bem, graças a Deus. O governador liberou os recursos, todos estão trabalhando, mas a agricultura familiar ainda enfrenta muitos desafios e precisa de suporte”, afirmou Tião Bocalom.
Com mais esse mercado, que atenderá os produtores dos projetos de assentamento do Panorama, incluindo Moreno Maia, Itamaraty e Benfica, o prefeito ressaltou ainda a necessidade de fortalecer a economia local, reduzindo a dependência de produtos de outras regiões.
“Este mercado é mais um compromisso nosso para incentivar a produção no campo, com infraestrutura, mecanização, calcário, adubo e agora com um espaço para comercialização direta, permitindo que os agricultores vendam seus produtos sem atravessadores”, explicou o gestor municipal.
“Estamos investindo na parte alta da cidade para garantir dignidade e oportunidades”, ressaltou Ferreira. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, também falou sobre o impacto da obra, que integra um conjunto de 54 projetos executados pela atual gestão na cidade.
“Essa obra vai trazer mais opções de venda para os produtores agrícolas da região. Essa é a gestão do Prefeito Bocalom, que está movimentando a economia e mostrando que a prefeitura está para administrar e cuidar da população. Estamos investindo na parte alta da cidade para garantir dignidade e oportunidades”, ressaltou o titular da pasta, Ferreira.
“Com o mercado aqui pertinho, vai facilitar muito para todo mundo”, disse Sandra (Foto: Marcos Araújo/Secom)
A expectativa da comunidade é grande para a conclusão do mercado. A servidora pública, Sandra Josélia destacou os benefícios do novo espaço.
“Vai melhorar muita coisa, porque muitas vezes a gente precisa ir até o centro do São Francisco para comprar verduras e outros produtos. Com o mercado aqui pertinho, vai facilitar muito para todo mundo”, disse a servidora pública.