Foco no futuro: Debates aprofundados sobre inteligência artificial e tecnologia moldam a Gestão Pública no TechJovem

TechJovem reúne especialistas e gestores de todo o país para discutir inovações, uso ético da inteligência artificial e a revolução digital na administração pública

O futuro da administração pública e dos serviços ao cidadão está em pauta, com uma intensa programação de debates focados em Tecnologia e Inteligência Artificial (IA), na tarde desta quinta-feira (16), no Festival TechJovem 2025. O evento, que congrega uma audiência qualificada de especialistas renomados, gestores públicos e servidores de diversas esferas, tem se consolidado como um fórum crucial para discutir como os avanços tecnológicos podem ser aplicados de forma prática e eficiente na modernização do governo.

Foto painéis temáticos TechJovem
Os painéis da tarde enfocam em questões fundamentais que definem a transformação digital no setor público. (Foto: Kátia Farias/Secom)

Os painéis da tarde enfocam questões fundamentais que definem a transformação digital no setor público. Entre os eixos centrais das discussões, destacam-se: a automação inteligente de processos para otimizar a máquina pública; a construção de diretrizes para o uso ético e responsável da Inteligência Artificial; o papel catalisador da inovação digital; e estratégias para a completa modernização dos serviços prestados à população.

Um dos pontos sublinhados durante os debates do TechJovem é que o objetivo não é apenas adotar a tecnologia, mas sim garantir que seu uso seja consciente, eficiente e, acima de tudo, focado nas necessidades do cidadão.

Foto do público no TechJovem
Um dos pontos sublinhados durante os debates do TechJovem é que o objetivo não é apenas adotar a tecnologia, mas sim garantir que seu uso seja consciente, eficiente. (Foto: Kátia Farias/Secom)

As discussões visam, portanto, fomentar uma cultura administrativa mais ágil, transparente e profundamente conectada com as demandas sociais, utilizando a tecnologia como principal ferramenta de engajamento e melhoria contínua.

A programação segue em ritmo acelerado ao longo de toda a tarde, prometendo insights valiosos com palestras magnas, mesas-redondas interativas e, um dos pontos altos do evento, a apresentação de cases de sucesso. Essas demonstrações práticas ilustram como a implementação estratégica da tecnologia está, de fato, transformando a maneira de governar e de aprimorar a qualidade do atendimento direto à população.

Foto José Freitas
Jorge Freitas, diretor de Inovação do Sebrae, um dos participantes do encontro. (Foto: Kátia Farias/Secom)

Jorge Freitas, diretor de Inovação do Sebrae, um dos participantes do encontro, ressaltou a importância do fórum para a evolução do cenário estadual e a mudança cultural necessária.

“Esse evento abre um canal para que as pessoas conheçam o que está acontecendo no Estado a partir da inovação e da tecnologia e principalmente dos novos negócios que surgem a partir dessa temática. E quando a gente tem conversas dessa natureza, a gente ajuda também a quebrar um pouco da nossa cultura, que infelizmente ainda não é uma cultura empreendedora, não é uma cultura de inovação, mas que ela está no momento de transição”, evidenciou.

Foto Flaviane Stedille
A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, por sua vez, compartilhou no último painel da tarde. (Foto: Kátia Farias/Secom)

A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, por sua vez, compartilhou no último painel da tarde um exemplo prático de como a tecnologia já impacta a gestão na esfera municipal, especialmente no controle ambiental.

“Com certeza, a tecnologia tem sido uma grande aliada das nossas ações, tanto na parte de educação ambiental, quanto na parte do controle ambiental. Esse ano nós começamos a utilizar drones, por meio de uma parceria com o governo federal. Os drones facilitam o trabalho da fiscalização, na identificação de áreas que talvez a equipe de campo tenha difícil acesso. Agora, no período de queimadas, também, o voo do drone, ele tem facilitado muito na medição de áreas queimadas. Então, ele garante, essa tecnologia, ela tem contribuído significativamente para a gente ter uma atuação mais assertiva e poder responsabilizar, de fato, os infratores”, concluiu.

,

Outras notícias...