Saúde bucal sobre rodas: Programa Produzindo Sorrisos retoma atendimentos nos bairros de Rio Branco

Atendimento odontológico gratuito é levado diretamente às comunidades por meio de vans itinerantes, ampliando o acesso à saúde bucal em Rio Branco

As vans odontológicas do Programa Produzindo Sorrisos já estão novamente nas ruas de Rio Branco, levando atendimento gratuito em saúde bucal diretamente às comunidades. A ação facilita o acesso da população aos serviços odontológicos e atende, principalmente, moradores que enfrentam dificuldades de deslocamento até as unidades de saúde.

Foto de atendimento odontológico
As vans odontológicas do Programa Produzindo Sorrisos já estão novamente nas ruas de Rio Branco, levando atendimento gratuito em saúde bucal diretamente às comunidades. (Foto: Vitória Souza/Secom)

Segundo Gilcilene Carvalho, coordenadora da UBS Mário Maia, uma das unidades assistidas pelo programa nesta semana, a presença das vans tem feito diferença na rotina dos moradores da região, especialmente para famílias que enfrentam dificuldades em acessar esse tipo de serviço.

Foto de Gilcilene Carvalho
Segundo Gilcilene Carvalho, coordenadora da UBS Mário Maia, a presença das vans tem feito diferença na rotina dos moradores da região. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Esse atendimento é muito importante por causa da carência que nós temos de famílias e da dificuldade de deslocamento. A procura tem sido grande, principalmente de mães com filhos autistas, que estão sendo priorizadas. Levar o serviço até onde as pessoas precisam faz toda a diferença para a comunidade”, afirmou a gestora.

Foto de atendimento odontológico
Os atendimentos ofertados incluem avaliação clínica, orientações de higiene bucal e procedimentos básicos, garantindo um cuidado mais completo à população. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Os atendimentos ofertados incluem avaliação clínica, orientações de higiene bucal e procedimentos básicos, garantindo um cuidado mais completo à população. A cirurgiã-dentista Ana Gabriela Santos explica como funciona o atendimento realizado pelas equipes.

Foto da dentista
“Primeiro, fazemos um exame clínico, avaliamos a condição bucal e orientamos sobre escovação e uso do fio dental”, explicou a dentista Ana Gabriella Santos. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Primeiro, fazemos um exame clínico, avaliamos a condição bucal e orientamos sobre escovação e uso do fio dental. A partir disso, realizamos procedimentos como limpeza, restauração e, quando necessário, extração”, explicou a dentista.

Foto de Vans Odontológicas
Van adaptada para pessoas com deficiência. (Foto: Vitória Souza/Secom)

Para quem utiliza o serviço, a iniciativa representa uma oportunidade de cuidar da saúde bucal de forma gratuita e acessível. Alexandre Araújo, morador da região que aproveitou o atendimento, ressaltou a importância da ação para as famílias do bairro.

Foto de Alexandre Araújo
Alexandre Araújo, morador da região que aproveitou o atendimento, ressaltou a importância da ação para as famílias do bairro. (Foto: Secom)

“Essa ação ajuda muitas pessoas que não têm condição de pagar um dentista particular. É um serviço necessário e que beneficia muitas famílias da nossa região”, disse o usuário.

Foto das Vans Odontológicas
Em 2026, o Programa Produzindo Sorrisos segue com todas as equipes ativas e com a divulgação semanal de um cronograma informando os locais onde as vans estarão atendendo. (Foto: Vitória Souza/Secom)

Em 2026, o Programa Produzindo Sorrisos segue com todas as equipes ativas e com a divulgação semanal de um cronograma informando os locais onde as vans estarão atendendo. Casos que necessitam de tratamento especializado, como canal, são encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na Policlínica Barral y Barral, enquanto pacientes que precisam de próteses dentárias completas são direcionados para atendimento na URAP Cláudia Vitorino, garantindo a continuidade do cuidado.

Foto de atendimento odontológica
Entre os dias 6 e 9 de janeiro, das 7h às 13h, os atendimentos seguem em diferentes regiões da cidade. (Foto: Vitória Souza/Secom)

Entre os dias 6 e 9 de janeiro, das 7h às 13h, os atendimentos seguem em diferentes regiões da cidade, passando pela UBS Agripina Lindoso, no Polo Benfica, UBS Maria Sebastiana Bernardo, no bairro Vila Acre, UBS Mário Maia, no bairro Cidade Nova, e URAP Valdeisa Valdez, no bairro Belo Jardim.

Outras notícias...