Abastecimento de água volta ao normal após parada preventiva na ETA 2, em Rio Branco

Saerb reforça que normalização total do abastecimento de água ocorrerá em até 48 horas e alerta para fake news

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) restabeleceu, na madrugada desta quarta-feira (10), a operação das bombas da Estação de Captação e Tratamento (ETA 2), após a realização de uma parada preventiva. A intervenção foi necessária devido ao grande volume de balseiros e ao aumento da turbidez do Rio Acre nas últimas semanas.

De acordo com o diretor-presidente da autarquia, Enoque Pereira, o abastecimento deverá ser totalmente normalizado em toda a capital em até 48 horas. Ele explicou que o alto nível de turbidez impediu o tratamento da capacidade máxima das estações por mais de dez dias, o que levou ao adiamento da manutenção preventiva, realizada na última segunda-feira (8).

Saerb 10
Segundo o gestor, as fortes chuvas registradas durante o procedimento também atrasaram a conclusão dos trabalhos. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Segundo o gestor, as fortes chuvas registradas durante o procedimento também atrasaram a conclusão dos trabalhos. “Trabalhávamos com solo e cabos elétricos. Então tivemos que suspender temporariamente as atividades para garantir a segurança dos colaboradores”, destacou.

O diretor acrescentou que houve ainda uma intercorrência técnica na subestação, o que exigiu nova paralisação para evitar riscos operacionais. Os serviços foram retomados na terça-feira (9), garantindo o envio de água para todos os reservatórios da cidade, incluindo Floresta, Portal, ETA 1 e Segundo Distrito.

Foto da ETA II
“A normalização do envio para os reservatórios já ocorreu. Agora, aos poucos, nossos usuários vão receber água nas torneiras”, afirmou Enoque Pereira. (Foto: Secom)

“A normalização do envio para os reservatórios já ocorreu. Agora, aos poucos, nossos usuários vão receber água nas torneiras. Em algumas regiões, o retorno já está sendo percebido, e em no máximo 48 horas toda a cidade estará abastecida”, afirmou.

Saerb alerta sobre fake news

O diretor-presidente também lamentou a circulação de informações falsas em sites e redes sociais, que afirmavam que o abastecimento só seria normalizado em até 120 dias. Ele reforçou que os dados oficiais devem ser sempre verificados nos canais da autarquia.

“O Saerb está se organizando para entrar com uma ação contra quem iniciou essa informação falsa. Pedimos que os usuários sempre chequem a veracidade dos conteúdos divulgados. Informação falsa é um crime contra a população de Rio Branco”, declarou.

Canais de atendimento:

Para esclarecimento de dúvidas e solicitações de serviços, o Saerb disponibiliza os seguintes canais oficiais:

Outras notícias...