Prefeito participa em Brasília da cerimônia onde Rio Branco é reconhecida com nota A+
A Prefeitura de Rio Branco foi destaque na Cerimônia de Premiação do III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, realizada na tarde desta segunda-feira (15), no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, com a nota A+. O evento, promovido pelo Tesouro Nacional, reconhece os entes federativos que se sobressaem na entrega de informações consistentes ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), incentivando a transparência e a melhoria contínua na gestão das contas públicas.
O prefeito Tião Bocalom participou da solenidade na capital federal e recebeu o reconhecimento que coloca Rio Branco entre os municípios com melhor desempenho na qualidade da informação contábil e fiscal do país.
O evento reconhece os entes federativos que se sobressaem na entrega de informações consistentes ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro. (Foto: Secom)
O que é o Ranking Siconfi?
O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi, publicação anual da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), tem como objetivo avaliar a consistência e a precisão dos relatórios e demonstrativos enviados pelos entes federativos. Esses dados são fundamentais para análises de finanças públicas, planejamento de políticas e garantia de credibilidade perante órgãos de controle, instituições financeiras e sociedade.
Em 2025, além da avaliação da qualidade contábil e fiscal, também foram reconhecidos os entes que alcançarem a classificação A+ na análise da Capacidade de Pagamento (CAPAG). (Foto: Secom)
Em 2025, além da avaliação da qualidade contábil e fiscal, também foram reconhecidos os entes que alcançarem a classificação A+ na análise da Capacidade de Pagamento (CAPAG), indicador que mede a saúde fiscal dos estados e municípios interessados em contratar novos empréstimos com garantias da União.
Desempenho de Rio Branco
Na edição de 2024, a capital acreana alcançou posição de destaque:
• 10º lugar nacional;
• 95,14% de acertos;
• 140,81 pontos no Indicador de Qualidade Contábil e Fiscal (ICF).
Em 2025, além da avaliação da qualidade contábil e fiscal, também foram reconhecidos os entes que alcançarem a classificação A+ na análise da Capacidade de Pagamento (CAPAG). (Foto: Secom)
Esse resultado evidencia o compromisso da gestão municipal com a transparência, a eficiência e a responsabilidade na administração dos recursos públicos.
Reconhecimento
Durante a cerimônia, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom destacou o significado da conquista para Rio Branco. “Este reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, trabalhando com responsabilidade e transparência na aplicação dos recursos públicos. É uma conquista que reforça a confiança da população na gestão e abre portas para novos investimentos em nossa cidade”, afirmou.