Prefeitura de Rio Branco amplia acesso ao Implanon e capacita profissionais na URAP Roney Meireles

A Prefeiura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou, nesta quarta-feira (3), o acesso ao Implanon ao capacitar médicos e enfermeiros da URAP Roney Meireles para a inserção do método contraceptivo. Somente na ação realizada hoje, a meta é inserir 100 implantes em mulheres que desejarem aderir ao método.

O Implanon é um implante subdérmico de etonogestrel, com duração de três anos, considerado seguro, eficaz e reversível. O Ministério da Saúde recomenda o dispositivo para mulheres de 14 a 49 anos.

Insercao de Implanon na Urap Roney Meireles 7
A chefe da Divisão de Saúde da Mulher, Sulamita Guedes, destacou que a capacitação amplia o acesso ao planejamento familiar. (Antônio Rodrigues/Secom)

A chefe da Divisão de Saúde da Mulher, Sulamita Guedes, destacou que a capacitação amplia o acesso ao planejamento familiar. “Estamos qualificando profissionais para a inserção do Implanon, um método seguro e de longa duração, que agora está disponível na rede municipal para as mulheres de Rio Branco. Além disso, outras opções contraceptivas continuam disponíveis, como injetáveis, pílulas, DIU de cobre e preservativos”, destacou.

Insercao de Implanon na Urap Roney Meireles 4
Uma das mulheres beneficiadas é Yuna Leão, 32 anos, que relatou que o método trouxe mais autonomia e bem-estar.  (Antônio Rodrigues/Secom)

Uma das mulheres beneficiadas é Yuna Leão, 32 anos, que relatou que o método trouxe mais autonomia e bem-estar. “A inserção do Implanon veio como um recurso muito importante, um meio que torna tudo mais acessível para nós, mulheres. Ele ajuda a desmistificar tabus e nos dá mais conforto e tranquilidade. Muitas vezes usamos contraceptivos que o nosso organismo não aceita bem, e isso acaba prejudicando o nosso bem-estar. Com o Implanon, eu me sinto melhor, mais segura e consigo focar na minha vida profissional e em outras áreas da minha rotina”, disse Leão.

As interessadas em inserir o Implanon devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para realizar uma consulta e receber orientação profissional sobre o método mais adequado para cada caso.

Outras notícias...