Rio Branco apresenta melhora em Matemática e Português e estabilidade em indicadores de permanência escolar, mostra Ideb
Os resultados educacionais de Rio Branco entre 2021 e 2023 indicam evolução consistente nos níveis de aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática. A rede municipal apresentou recuperação mais rápida que a média nacional no pós-pandemia, consolidando-se como uma das mais estáveis da região Norte, segundo dados do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb).
Em Português, o município registrou recuperação acelerada dos níveis de aprendizado ‘adequado’, voltando a se aproximar dos resultados de 2019. Desde o período pré-pandemia, Rio Branco apresenta desempenho superior ao de cidades com perfil socioeconômico semelhante e à média nacional, posição que manteve durante a crise sanitária e reforçou no pós-pandemia. O crescimento foi sustentado, com estabilidade nos resultados e ampliação do percentual de alunos nos níveis proficiente e avançado.
O percentual de estudantes com aprendizado ‘adequado’ permaneceu acima da média nacional e superior ao de municípios comparáveis em todo o período analisado (Foto: Arquivo/Secom)
Em Matemática, os avanços foram ainda mais expressivos. O percentual de estudantes com aprendizado ‘adequado’ permaneceu acima da média nacional e superior ao de municípios comparáveis em todo o período analisado. A recuperação entre 2021 e 2023 foi mais rápida do que a registrada na média do Brasil e no conjunto de cidades semelhantes, consolidando a rede como uma das mais consistentes da região Norte.
Os indicadores de permanência também reforçam o cenário positivo. O abandono escolar caiu entre 2023 e 2024 e está próximo de 0,25%. A taxa de reprovação (3%) segue abaixo dos níveis observados em 2022, quando se aproximava de 4%. Já o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) permanece acima da mediana regional.
“Os investimentos foram altos, com recursos próprios, mas os resultados na aprendizagem compensam”, ressaltou o prefeito Tião Bocalom (Foto: Arquivo/Secom)
“Fico muito feliz com os resultados. Nosso município obteve uma das maiores taxas de satisfação entre pais, professores e alunos. Os investimentos foram altos, com recursos próprios, mas os resultados na aprendizagem compensam. Em 2023, já fomos o segundo melhor IDEB entre as capitais do país”, ressalta o prefeito Tião Bocalom.
Um dos destaques do município de Rio Branco é a parceria com a Mind Lab, que entre diversas atividades, realiza olimpíadas do conhecimento para incentivar o raciocínio lógico e a resolução de problemas.
No dia 18 de dezembro, por exemplo, será realizada a Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, competição que reunirá dezenas de alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O evento faz parte da rotina pedagógica das instituições que aplicam o Programa MenteInovadora, da Mind Lab, cuja metodologia combina jogos de estratégia, mediação docente e métodos metacognitivos para desenvolver habilidades socioemocionais fundamentais para a aprendizagem.
A Olimpíada acontecerá na Escola Municipal Luiz de Carvalho Fontenelle, das 8h à 12h e contará com rodadas classificatórias e fases eliminatórias acompanhadas por juízes indicados pela Secretaria Municipal de Educação. Todos os participantes receberão medalhas, enquanto os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados.
Em 2023, Rio Branco conquistou o segundo melhor IDEB entre as capitais do país, o que reforça a consolidação de práticas pedagógicas alinhadas ao desenvolvimento integral dos alunos (Foto: Arquivo/Secom)
A capital acreana mantém uma parceria consistente com a Mind Lab por meio do Programa MenteInovadora, presente hoje em 30 escolas da rede municipal. Segundo a Prefeitura, essa iniciativa tem contribuído para fortalecer o raciocínio lógico, a autonomia e a autorregulação emocional dos estudantes, além de ampliar a participação das famílias e favorecer o engajamento em sala de aula.
Esses avanços se refletem nos resultados educacionais do município: em 2023, Rio Branco conquistou o segundo melhor IDEB entre as capitais do país, o que reforça a consolidação de práticas pedagógicas alinhadas ao desenvolvimento integral dos alunos.
“É muito interessante acompanhar essa evolução da cidade de Rio Branco e o que temos comprovado é exatamente que, por meio da nossa parceria, a adoção de metodologias inovadoras com o foco no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais contribuem para a melhoria dos indicadores de aprendizagem em diferentes redes públicas do país”, comenta Ivan Pereira, CEO da Mind Lab.
Sobre a Mind Lab
A Mind Lab é a principal plataforma de tecnologia educacional para o setor público no Brasil. Pioneira em soluções educacionais integradas às políticas públicas, a companhia atua com o objetivo de educar para o futuro por meio do desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais e também sanar os débitos do passado por meio de capacitação e geração de emprego e renda. Por meio das soluções MenteInovadora, eduK e Ginga já impactou mais de 20 milhões de pessoas no país. A Mind Lab possui o compromisso de desenvolver o máximo potencial dos brasileiros por meio da educação. Mais informações em https://www.mindlab.com.br/.