Prefeitura recebe visita da PRF e da PMAC no abrigo de migrantes para diálogo sobre aspectos migratórios e conscientização dos acolhidos

d95a0752 25cd 4fd5 a941 d064ca6f13e3
Encontro teve como objetivo estabelecer um diálogo construtivo sobre os aspectos migratórios (Foto: Assecom)

Na manhã desta quarta-feira (28), a Prefeitura de Rio Branco recebeu a visita da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar (PMAC) no abrigo para migrantes, unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). O encontro teve como objetivo estabelecer um diálogo construtivo sobre os aspectos migratórios e conscientizar os acolhidos sobre seus direitos e obrigações no contexto migratório.

A visita das autoridades policiais à casa de passagem faz parte da integração entre os órgãos responsáveis pela segurança e as instituições envolvidas na assistência e acolhimento dos migrantes.

Para a coordenadora da unidade, Nívea Azevedo, com o aumento dos fluxos migratórios na região, é fundamental promover a integração e oferecer informações essenciais para essa população, visando a garantia de seus direitos e a prevenção de situações de vulnerabilidade.

“Os acolhidos receberam orientações sobre os procedimentos migratórios legais, os documentos necessários para a regularização de sua situação no país e as medidas de segurança a serem adotadas durante o trajeto. Além disso, a equipe do abrigo também reforçou questões relacionadas ao acesso aos serviços públicos, como saúde e educação, bem como a importância do respeito às leis locais”, explicou.

A Prefeitura de Rio Branco destaca o compromisso em proporcionar acolhimento adequado aos migrantes, criando condições dignas para sua estadia temporária na cidade. O encontro com as autoridades policiais é parte de uma série de ações que visam promover a inclusão e a integração social dos migrantes, garantindo que eles tenham acesso a serviços essenciais e estejam cientes de seus direitos e deveres.

Os representantes policiais se colocaram à disposição dos migrantes para esclarecer dúvidas e auxiliar no que for necessário, demonstrando a disposição em agir como parceiro na jornada de integração.

Outras notícias...