Prefeitura é parceira na articulação de central de atendimentos para emissão de documentos de pessoas atingidas pelas cheias

cbd98d66 4a3a 4748 8be9 086e1edfdc38
Diversas instituições participaram do alinhamento da Central de Atendimento (Foto: Assecom)

Pensando em facilitar a emissão de documentos perdidos durante as enxurradas dos igarapés e cheia do rio Acre, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), participou de reunião articulada pela Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), na tarde de terça-feira (28).

Diversas instituições participaram do alinhamento da Central de Atendimento, e, no primeiro momento, discutiram as melhores estratégias de mapeamento das regiões afetadas e planejamento de triagem das pessoas prejudicadas pelos alagamentos. A estrutura e condições necessárias para receber essas pessoas também foi pauta da reunião.

“Esse é um trabalho conjunto, unindo esforços em prol daqueles que tanto necessitam da efetividade dos nossos serviços neste momento de emergência”, enfatiza Roberta Caminha, subdefensora-geral.

“No ponto de vista de documentação e cidadania, essas pessoas precisam de apoio neste momento. Esta é uma situação que não estava prevista no plano de contingência, mas que é necessária e é a forma que a Defensoria ajuda, com a assistência”, explica Jefferson Barroso, diretor de assistência social da SASDH.

A reunião contou com representantes do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Ministério Público do Acre (MPAC), Instituto de Identificação, Receita Federal, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seasd), Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/Ac) e 1°, 2° e 3° Tabelionatos de Notas e Registro Civil de Rio Branco.

Outras notícias...