
Pensando em atenuar os efeitos provocados pela enchente, um grupo de empresários do Acre, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), disponibiliza para as 1.726 pessoas abrigadas uma programação integral de cultura, esporte e lazer.
Nos 25 abrigos mantidos pela prefeitura, sendo 24 em escolas municipais e no parque de exposições, são ofertadas programações voltadas principalmente, para o público infanto-juvenil.
Pela manhã ocorrem atividades esportivas e de recreação, à tarde brinquedos são disponibilizados e mais atividades esportivas e lúdicas são realizadas. Já na parte da noite, os abrigados podem aproveitar uma sessão de cinema.
Segundo presidente da FGB, Pedro Aragão, o trabalho é feito em parceria com secretarias municipais e voluntários, como alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac), Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia). Os brinquedos e equipamentos para as atividades de lazer foram ofertados pelas seguintes empresas: Ney Brinquedos, Mercantil do Zé, Churrascaria Canaã, Casa Yunes, Verágua , Padaria Bela vista, Panificadora Pertutti e Produtora Saci (Sérgio de Carvalho). O vereador Hildegard Pascoal também contribuiu para a realização da ação.
Pedro Aragão mencionou sobre a importância da ação para os abrigados. “Fazemos com que o público se sinta abraçado pela prefeitura, se sinta acolhido e amparado, tendo ainda momentos de lazer no meio de um cotidiano estressante.”
O local onde a sede da FGB se localizava foi cedido para construir 14 novos abrigos, sendo uma tenda de 10×10 com 6 módulos e outra de 12×12 com 8 módulos. A nova sede da FGB está em frente ao Deracre, no Segundo Distrito da capital.