Prefeitura de Rio Branco realiza quarta ação de entrega de agasalhos para pessoas em situação de rua

A doação de agasalhos Intensifica assistência a pessoas em situação de rua durante o frio de Rio Branco

O inverno começou oficialmente na última sexta-feira (21), e vai até o dia 22 de setembro, com dias mais curtos, noites mais longas e temperaturas mais baixas, especialmente nos meses de junho e julho, na capital acreana. Nesse período de frio, há um aumento considerável nas campanhas de doação de agasalhos. O inverno é uma estação particularmente desafiadora para as pessoas em situação de rua. A combinação de temperaturas baixas, condições meteorológicas adversas e dormir nas ruas aumenta significativamente os riscos para essa população vulnerável. A exposição prolongada ao frio pode levar à hipotermia, uma condição potencialmente fatal, onde a temperatura corporal cai perigosamente. Sintomas incluem tremores, confusão mental e perda de coordenação. Em condições extremas, esse estado pode levar à morte.

WhatsApp Image 2025 06 25 at 10.12.56 1
Quarta mobilização para a entrega de agasalhos, cobertores e lençóis às pessoas em situação de rua, realizado pela Prefeitura de Rio Branco (Foto: Secom)

Com o intuito de despertar nas pessoas a necessidade de olhar para o próximo e levar ajuda a pessoas em vulnerabilidade social, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, intensificou suas ações de assistência social, nessa terça-feira (24), com a quarta mobilização para a entrega de agasalhos, cobertores e lençóis às pessoas em situação de rua. Com a temperatura à noite chegando a 16ºC e sensação térmica de 14ºC, e a madrugada registrando uma sensação térmica de apenas 12ºC, a ajuda foi mais do que necessária.

WhatsApp Image 2025 06 25 at 10.12.56
Com a temperatura à noite chegando a 16ºC e sensação térmica de 14ºC, a ajuda foi mais do que necessária. (Foto: Secom)

A emoção tomou conta da ação: ao ver as equipes de assistentes sociais percorrendo as ruas, levando proteção e calor humano, foi impossível não perceber a importância daquele momento. Para muitos, o cobertor entregue não era apenas um pedaço de tecido, mas um símbolo de esperança e acolhimento. Foi um gesto de humanidade em meio à situação que muitas pessoas vivem, um lembrete de que, apesar das adversidades, ninguém precisa enfrentar o frio sozinho.

“Não é apenas sobre agasalhos ou cobertores. É sobre restaurar a dignidade e o olhar para o outro”, disse emocionado o diretor de Assistência Social, Ivan Ferreira. “Quando distribuímos esses itens, não estamos apenas dando algo material, mas transmitindo afeto e cuidado. Estamos, de fato, dizendo: ‘você é importante’.”

WhatsApp Image 2025 06 25 at 10.12.57 1
“A nossa missão é acolher, amparar e garantir que ninguém fique desamparado”, afirmou o Secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz. (Foto: Secom)

Com o apoio contínuo da comunidade e da Campanha de Arrecadação de Agasalhos, que teve início em maio, o trabalho de apoio às pessoas em situação de rua segue firme. “A nossa missão é acolher, amparar e garantir que ninguém fique desamparado. A arrecadação ainda continua e precisamos da colaboração de todos para poder alcançar cada vez mais pessoas”, afirmou o Secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz.

WhatsApp Image 2025 06 25 at 10.12.55 1
Com essa última ação, mais de 300 pessoas receberam agasalhos, cobertores e lençóis. (Foto: Secom)

Nesta quarta ação, realizada de forma estratégica e com a ajuda de assistentes sociais dedicados, a Prefeitura de Rio Branco mostrou que é possível, sim, fazer a diferença na vida daqueles que, muitas vezes, são esquecidos pela sociedade. Com essa última ação, mais de 300 pessoas receberam agasalhos, cobertores e lençóis, garantindo um pouco mais de conforto e dignidade a quem mais precisa. As doações continuam sendo recebidas, e a equipe segue nas ruas, levando mais que cobertores — levando a solidariedade e o calor humano para quem mais precisa.

Outras notícias...