Prefeitura de Rio Branco promove Programa Academia da Saúde no Horto Florestal

ACADEMIA SAUDE 30.03 10
Prefeitura promove atividades do Programa Academia da Saúde em vários pontos da capital acreana (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco realiza ações constantes do Plano de Governo do prefeito Tião Bocalom. É de suma importância levar dignidade aos rio-branquenses. Um dos compromissos da gestão é promover saúde a toda a comunidade, fortalecendo e apoiando o Conselho Municipal de Saúde, garantindo a estrutura física e operacional adequada para o desenvolvimento das ações e reestruturar, construir e revitalizar as Academias ao Ar Livre, para que os praticantes tenham uma melhor comodidade no uso.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, a Prefeitura promove atividades do Programa Academia da Saúde em vários pontos da capital acreana. O objetivo é incentivar a prevenção da saúde da comunidade, através da prática de exercícios físicos.

O programa havia parado por alguns meses, devido a pandemia da covid-19, mas, com o avanço da vacinação e a diminuição no número de casos, está de volta. No Horto Florestal, ficar parado não é uma opção. Pessoas de todas as idades participam das atividades físicas ao ar livre, com a ajuda de professores qualificados. As aposentadas Marilde Gomes, Dilma Alves e Maria Antônia são as frequentadoras mais antigas da Academia. Segundo elas, a pratica de exercícios contribuiu com a saúde de todas.

“Cheguei aqui muito doente das pernas, das juntas e com a academia, graças a Deus, recuperei a força e estou aqui até hoje”, disse Marilde Gomes.

“Eu tenho 64 anos e não tenho nenhum tipo de doença. Comecei a Academia da Saúde e estou até hoje. Para mim, faz muito bem, e eu não vou desistir de fazer”, explicou Dilma Alves.

“A gente consegue controlar o peso da gente e as doenças que nós temos, como colesterol, glicemia, pressão alta, tudo a gente controla fazendo atividade física”, ressaltou Maria Antônia.

O estudante Daniel Mendonça e o aposentado José Lopes ressaltam a importância de fazer exercícios e a felicidade pelas atividades estarem de volta. “É muito bom essa volta, depois desse processo de pandemia, é gratificante praticar exercícios físicos”, disse Daniel Mendonça.

“A educação física vem fortalecer nosso sistema respiratório e as atividades físicas melhoram o nosso sistema”, contou José Lopes.

O professor de educação física, Sancley Lima, explicou as atividades que são desenvolvidas no programa. “A gente desenvolve atividades como aeróbica, localizada, dança, trabalhamos a parte muscular, cardiorrespiratória e psicológica. Sabemos que a atividade física faz bem não só para o corpo, mas também para a mente”, enfatizou o professor.

Rebeca Soares é a coordenadora do programa Academia da Saúde e enalteceu a importância dele. “A Academia da Saúde é um programa do Ministério da Saúde, que iniciou em 2011, que promove e previne saúde. É muito importante a realização de atividades físicas para levar saúde a toda a comunidade”, enalteceu a coordenadora.

Elizabeth Viana coordena todos os núcleos do programa no município. Segundo ela, a Prefeitura disponibiliza 14 núcleos na capital e leva, gratuitamente, qualidade de vida aos rio-branquenses. “Estamos retomando as atividades, por conta da vacinação que está avançada em Rio Branco e a diminuição de casos da covid-19. Hoje temos 14 núcleos distribuídos na cidade que atendem a população. Alguns são específicos para idosos, outros atendem a comunidade em geral. Estão distribuídos em parques, praças, Unidades de Saúde. A Prefeitura abraça esse programa, que leva, gratuitamente, qualidade de vida para a população através da atividade física, com profissionais qualificados e a promoção de alimentação saudável.

Cronograma dos Núcleos da cidade:
– ASSEMURB – 3ª e 5ª feira às 17h40;
– Adalberto Aragão – Toda 4ª feira às 07h30 (Grupo de Idosos);
– Cadeia Velha – 2ª, 4ª e 6ª feira às 16h30 (Praça embaixo da 4ª Ponte);
– Centro do Idoso do Calafate – 2ª, 4ª, e 6ª feira às 07h30 (Grupo de Idosos);
– CRAS Cidade Nova – Toda 6ª feira às 08h (Grupo de Idosos);
– CRAS Calafate – Toda 2ª feira às 08h;
– Horto Florestal – 2ª, 4ª e 6ª feira às 17h;
– Polo Acad. da Saúde Rui Lino – 3ª, 4ª e 5ª feira às 07h (ao lado da quadra de esportes do Rui Lino);
– Policlínica Barral y Barral – 2ª e 4ª feira às 07h (Grupo de Idosos);
– Santa Cecília – Toda 5ª feira às 07h15 (Quadra de Esportes);
– Tucumã/UFAC – 3ª e 5ª feira às 17h e 6ª feira às 18h15 (Ponto dos Taxistas da UFAC);
– Vitória – 2ª, 4ª e 6ª feira às 18h (Praça do Vitória)
– Calafate – 2ª, 4ª e 6ª feira às 17h (Quadra de Esportes).

Outras notícias...