Trabalhos de limpeza são ampliados com a chegada do período chuvoso, e gestão reforça a importância da parceria com a população
Buscando conter os criadouros do mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, Zika e Chikungunya — a Prefeitura de Rio Branco, em parceria com a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, intensifica nesta semana, às ações de limpeza em toda a capital. As atividades incluem a retirada de lixo descartado em locais irregulares, entulhos e outros resíduos que podem se transformar em focos do mosquito.
Os trabalhos são executados por diversas frentes de serviço da Secretaria, que atuam simultaneamente em todas as regionais da cidade. De acordo com o secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Tony Roque, a determinação do prefeito Tião Bocalom é reforçar as ações diante da chegada do período chuvoso.
“O prefeito Tião Bocalom já deliberou que as ações sejam ampliadas nesse período chuvoso e que todo o lixo e entulho depositados em locais inadequados sejam retirados”, explicou Tony Roque. (Foto: Secom)
“O prefeito Tião Bocalom já deliberou que as ações sejam ampliadas nesse período chuvoso e que todo o lixo e entulho depositados em locais inadequados sejam retirados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças que podem causar sequelas e levar à morte”, explicou o titular da pasta.
Tony Roque destacou ainda, que a parceria com a população é essencial no enfrentamento ao Aedes aegypti. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Tony Roque destacou ainda, que a parceria com a população é essencial no enfrentamento ao Aedes aegypti. Segundo ele, o engajamento dos moradores tem sido um grande aliado na prevenção. “Hoje nós temos um grande parceiro nessa guerra contra o mosquito que transmite várias doenças: a própria população”, corroborou.
A gestão municipal reforça que todas as equipes das secretarias envolvidas estão unidas na guerra contra o mosquito transmissor da dengue. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A gestão municipal reforça que todas as equipes das secretarias envolvidas estão unidas na guerra contra o mosquito transmissor da dengue e de outras doenças, atuando de forma integrada para ampliar as ações de limpeza, fortalecer a fiscalização e intensificar as campanhas de conscientização em toda a cidade.
“Hoje nós temos um grande parceiro nessa guerra contra o mosquito que transmite várias doenças: a própria população”, corroborou Tony Roque. (Foto: Secom)
Para ajudar a conter o avanço do mosquito, a orientação é simples:
Eliminar focos de água parada;
Mantenha caixas d’água e reservatórios bem tampados;
Limpe calhas e lajes para evitar o acúmulo de água;
Coloque areia nos pratinhos de vasos de plantas e descarte garrafas e outros recipientes que possam acumular água;
Feche bem os sacos de lixo e mantenha as lixeiras tampadas;
Não acumule entulho, pois ele pode reter água da chuva;
Proteger-se das picadas;
Use repelentes nas áreas expostas da pele, seguindo as instruções do fabricante. Repelentes à base de icaridina são bastante eficazes;
Vista roupas claras que cubram o máximo do corpo, como calças compridas e blusas de manga longa, especialmente durante o dia, quando o mosquito é mais ativo;
Instale telas em janelas e portas para impedir a entrada do mosquito nas residências;
Use mosquiteiros sobre camas e berços;
Não deixe latas, garrafas, tampas e outros recipientes a céu aberto, pois eles servem como ambiente ideal para reprodução.
O ciclo do Aedes aegypti dura entre 7 e 10 dias, podendo acelerar com calor e umidade. (Foto: Internet)
O ciclo do Aedes aegypti dura entre 7 e 10 dias, podendo acelerar com calor e umidade. A fêmea deposita seus ovos em recipientes com água limpa e parada, onde eles eclodem rapidamente ao entrar em contato com a água. Embora o verão seja o período de maior proliferação, a prevenção deve ser mantida durante todo o ano para evitar novos casos e proteger a população.