A ação da Polícia Civil ocorreu nesta segunda-feira (5) e contou com a atuação da Vigilância Sanitária Municipal para o recolhimento técnico dos medicamentos
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu apoio a uma ação da Polícia Civil do Acre que resultou na apreensão de medicamentos e produtos de interesse à saúde armazenados de forma irregular em um depósito clandestino localizado na capital. A operação ocorreu nesta segunda-feira (5) e contou com a atuação da Vigilância Sanitária Municipal para o recolhimento técnico do material.
A Vigilância Sanitária foi acionada pela Polícia Civil, que conduz uma investigação sobre o suposto furto e desvio de medicamentos da rede pública de saúde. (Foto: Jarderson Silva/Secom)
A Vigilância Sanitária foi acionada pela Polícia Civil, que conduz uma investigação sobre o suposto furto e desvio de medicamentos da rede pública de saúde. No local, foram encontrados medicamentos e produtos correlatos, como luvas, máscaras, soros e outros insumos, todos classificados como produtos de interesse à saúde e de alto risco sanitário.
Durante a fiscalização, foi constatado que o imóvel funcionava como um depósito clandestino. Além disso, os produtos estavam armazenados sem as condições adequadas exigidas pela legislação sanitária. (Foto: Jarderson Silva/Secom)
Durante a fiscalização, foi constatado que o imóvel funcionava como um depósito clandestino. Além disso, os produtos estavam armazenados sem as condições adequadas exigidas pela legislação sanitária, como controle de temperatura, ventilação e iluminação.
Durante a ação, duas pessoas que estavam no imóvel foram encaminhadas à delegacia para prestar depoimento. (Foto: Jarderson Silva/Secom)
Diante da situação e por se tratar de uma investigação criminal em andamento, a Vigilância Sanitária adotou uma medida cautelar. Os medicamentos e insumos foram apreendidos e permanecerão sob a guarda do poder público para subsidiar o processo conduzido pela Polícia Civil.
Os medicamentos e insumos foram apreendidos e permanecerão sob a guarda do poder público para subsidiar o processo conduzido pela Polícia Civil. (Foto: Jarderson Silva/Secom)
Durante a ação, duas pessoas que estavam no imóvel foram encaminhadas à delegacia para prestar depoimento. A Polícia Civil segue apurando a procedência dos produtos e investiga de que local os medicamentos foram desviados.
Todo o material apreendido será devidamente catalogado, com identificação dos tipos de produtos, quantidades e prazos de validade. (Foto: Jarderson Silva/Secom)
Todo o material apreendido será devidamente catalogado, com identificação dos tipos de produtos, quantidades e prazos de validade. Ao final do processo, será avaliado o que deverá ser inutilizado e o que poderá, eventualmente, ser devolvido ao Estado, caso seja confirmada a origem pública dos medicamentos.
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou a importância da atuação integrada entre os órgãos públicos para garantir a segurança sanitária e proteger a população. (Foto: Secom)
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou a importância da atuação integrada entre os órgãos públicos para garantir a segurança sanitária e proteger a população.
“Essa ação demonstra o compromisso da gestão municipal com a saúde pública. A atuação da Vigilância Sanitária é fundamental para impedir que medicamentos sem procedência e armazenados de forma irregular cheguem à população. Estamos colaborando com as forças de segurança para que todas as providências legais sejam tomadas”, afirmou.
O caso segue sob apuração da Polícia Civil, com acompanhamento das autoridades sanitárias. (Foto: Jarderson Silva/Secom)
O caso segue sob apuração da Polícia Civil, com acompanhamento das autoridades sanitárias, até a conclusão dos procedimentos administrativos e investigativos.