Prefeitura de Rio Branco amplia acesso a contraceptivos e realiza ação de inserção de Implanon na Cidade do Povo

A iniciativa de acesso ao Implanon integra a política municipal de saúde sexual e reprodutiva, ampliando o acesso das mulheres a métodos seguros, eficazes e de longa duração

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (4), uma ação de inserção do contraceptivo Implanon na Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Alves Bezerra, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo. A iniciativa integra a política municipal de saúde sexual e reprodutiva, ampliando o acesso das mulheres a métodos seguros, eficazes e de longa duração.

Foto de inserção do Implanon
Ao longo do dia, cerca de 70 mulheres previamente triadas e acompanhadas na unidade foram atendidas. (Foto: Secom)

Ao longo do dia, cerca de 70 mulheres previamente triadas e acompanhadas na unidade foram atendidas. A ação reforçou o compromisso da gestão com o planejamento familiar e a garantia e maior autonomia reprodutiva às mulheres do município.

De acordo com a chefe da Divisão de Saúde da Mulher, Sulamita Guedes, todas as pacientes passaram pelo processo de avaliação e orientação antes da inserção.

Foto de Sulamita Guedes
De acordo com a chefe da Divisão de Saúde da Mulher, Sulamita Guedes, todas as pacientes passaram pelo processo de avaliação e orientação antes da inserção. (Foto: Secom)

“As mulheres atendidas já haviam passado por consulta desde a semana passada, onde foram orientadas e, junto com o profissional, escolheram o Implanon como o melhor método para aquele momento. É um contraceptivo seguro, reversível e de longa duração”, explicou Guedes.

Foto de Sulamita e enfermeiras
Sulamita destacou ainda que o município avançou na qualificação dos profissionais para ampliar a oferta do serviço. (Foto: Secom)

Sulamita destacou ainda que o município avançou na qualificação dos profissionais para ampliar a oferta do serviço. “Estamos qualificando as equipes para que, à medida que cada unidade conclui sua capacitação, passe a ofertar o procedimento de forma permanente. Todas as unidades já estão acolhendo as mulheres para o planejamento familiar, e elas são encaminhadas para o serviço mais próximo que já realiza a inserção do Implanon”, afirmou.

Foto de enfermeira segurando o Implanon
O Implanon oferece proteção por até três anos, com possibilidade de prorrogação conforme estudos atualizados. (Foto: Secom)

O Implanon oferece proteção por até três anos, com possibilidade de prorrogação conforme estudos atualizados, e pode ser removido a qualquer momento caso a mulher deseje engravidar.

Foto de Camilly da Silva Souza segurando a caixa do Implanon
“O Implanon me dá segurança para organizar minha vida. Quero focar nos meus estudos e, quando decidir ter um filho, posso retirar”, afirmou Camilly da Silva Souza. (Foto: Secom)

Para Camilly da Silva Souza, 19 anos, moradora da Cidade do Povo e uma das mulheres atendidas, o método representou segurança e liberdade para organizar seus planos.

“O Implanon me dá segurança para organizar minha vida. Quero focar nos meus estudos e, quando decidir ter um filho, posso retirar. Recomendo que todas as meninas procurem a unidade de saúde, conversem com o ginecologista e busquem informações. É um método seguro e ajuda a evitar uma gravidez não planejada”, afirmou.

Foto de uso de anestesia
As mulheres de 14 a 49 anos podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para receber orientações. (Foto: Secom)

As mulheres de 14 a 49 anos podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para receber orientações, avaliação individualizada e indicação do método mais adequado às suas necessidades.

Outras notícias...