Foto do evento Fieac

Prefeito e parlamentares participam de evento da FIEAC em agradecimento à redução do IPTU

Medida atende antiga demanda do setor industrial e pode manter até 3 mil empregos

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou nesta quinta-feira (17), de um café da manhã realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) no Distrito Industrial, em agradecimento à aprovação da lei que reduz pela metade o valor do imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), cobrado de empresas instaladas nos distritos industriais da capital.

WhatsApp Image 2025 07 17 at 10.11.57
Café da manhã realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac). (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Segundo o gestor da capital, o projeto tem como principal objetivo corrigir distorções no cálculo do IPTU em áreas industriais, em especial àquelas que utilizam grandes espaços. Ele destacou ainda, a importância da proximidade entre o poder público e os empresários.

WhatsApp Image 2025 07 17 at 10.11.59
Segundo o gestor da capital, o projeto tem como principal objetivo corrigir distorções no cálculo do IPTU em áreas industriais. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“O produzir para empregar nada mais é do que criar um ambiente para que aqueles que produzem, geram emprego e melhoram a qualidade de vida das pessoas, porque dão oportunidade para poderem viver do próprio suor, ou seja, essas pessoas precisam sempre ser prestigiadas e, dentro do possível, o poder público faz a parte dele, como estamos fazendo agora”, disse o prefeito.

O presidente da Fieac e também deputado federal, José Adriano, agradeceu a sensibilidade da gestão em solucionar essa reivindicação que já era antiga por parte dos empresários atuantes no Distrito Industrial e no Parque Industrial.

WhatsApp Image 2025 07 17 at 10.11.59 1
O presidente da Fieac, José Adriano, agradeceu a sensibilidade da gestão em solucionar essa reivindicação. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“É um ato de coragem do prefeito ao transformar isso em lei. A partir de agora, temos regulamentado de uma forma segura que favorece nas duas condições, porque embora não seja 100% de renúncia, já são 50%, mas conseguimos, com a compreensão da equipe administrativa e técnica do prefeito, que esse avanço também retroaja há cinco anos, o que já compensa para quem tem a possibilidade e quer fazer o Refis”, destacou o presidente.

Foto de Joabe Lira
“A lei que vai impactar positivamente o comércio, a economia local e a geração de emprego”, ressaltou Joabe Lira. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, o vereador Joabe Lira, a lei garante a permanência de aproximadamente 3 mil funcionários, contém a evasão de empresas das áreas industriais e estimula novos investimentos.

“Como presidente da Câmara e vereador, fico feliz de ter aprovado na última sessão da Câmara Municipal, junto aos demais vereadores, a lei que vai impactar positivamente o comércio, a economia local e a geração de emprego. É isso que temos procurado fazer, buscar alternativas para podermos fortalecer a economia. Parabéns ao prefeito Tião Bocalom, pela boa vontade em ter enviado esse projeto de lei”, ressaltou Lira.

 

Outras notícias...