Ponte sobre o Igarapé Caipora avança com instalação de vigas metálicas e beneficia produtores rurais da Transacreana

Estrutura de 80 metros está sendo construída pela Prefeitura de Rio Branco para garantir trafegabilidade e fortalecer a produção agrícola da região

Na manhã desse sábado (2), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, do secretário de Agropecuária, Eracides Caetano, e do vereador Márcio Mustafá, líder do prefeito na Câmara Municipal, realizou uma visita técnica às obras da ponte que está sendo construída sobre o Igarapé Caipora, na Estrada Transacreana.

visita ramal Caipora02.08 40
Estrutura é considerada essencial para a mobilidade rural e o escoamento da produção na região (Foto: Secom)

A obra, executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, está em fase de instalação das vigas metálicas que darão sustentação à ponte, que terá 80 metros de extensão por 6,5 metros de altura. A estrutura é considerada essencial para a mobilidade rural e o escoamento da produção na região.

Durante a visita, os gestores e técnicos inspecionaram o andamento dos trabalhos e reforçaram o compromisso da atual gestão com o desenvolvimento da zona rural.

“É mais uma ponte sendo construída na zona rural de Rio Branco, demonstrando o nosso respeito e cuidado com os produtores. A ponte vai garantir acesso durante o ano todo, mesmo no inverno, o que antes era impossível. Estamos trabalhando para dar dignidade e oportunidades a quem mora e produz aqui”, destacou o prefeito Tião Bocalom.

Para Eracides Caetano, secretário municipal de Agropecuária, a ponte vai atender diretamente várias comunidades da Transacreana, inclusive o Projeto Moreno Maia.“Esta ponte sobre o Igarapé Caipora é uma demanda antiga e essencial para garantir o acesso durante todo o ano, especialmente no inverno, quando o volume de água costuma transbordar. São 219 quilômetros de ramais que ligam essa ponte até o Benfica, região altamente produtiva, com muitos criadores de gado, produtores de grãos e hortaliças. Essa estrutura vai transformar a vida de quem depende dessa estrada para trabalhar e viver”, explicou.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a  obra vai garantir a integração do campo com a cidade. “O poeta diz que quando um rio separa, uma ponte une, e é isso que o prefeito de Rio Branco está, unindo a produção do produtor rural para que ele possa comercializar. Aqui é uma situação muito difícil, quando chega o inverno, que o produtor rural tem que buscar alternativas, e essas alternativas são onerosas porque são muito distantes. Então com a ponte, o produtor dessa região aqui do ramal do Caipora vai encontrar a sua facilidade de poder ir até a cidade e comercializar o seu produto”, enfatizou.

O vereador e líder do prefeito na câmara, Márcio Mustafá, ressalta que esse empreendimento é fundamental para garantir a dignidade do produtor rural e um produto de qualidade na mesa do consumidor que reside na cidade.

“Estamos acompanhando de perto mais uma ação concreta da gestão do prefeito Bocalom. Essa ponte é fundamental para quem vive aqui e para o fortalecimento da nossa produção rural. É o resultado de um trabalho sério e comprometido com quem mais precisa”, informou. o parlamentar.

ramalCaipora 2
“Essa ponte vai possibilitar o transporte e o escoamento da produção de inverno a verão”, garante Antônio (Foto: Secom)

A construção da nova ponte representa um grande avanço para centenas de produtores rurais da Transacreana, que durante o período chuvoso enfrentavam dificuldades de acesso devido à precariedade da estrutura anterior. Antônio Rocha é produtor rural na região. Segundo ele essa ponte vai ser o melhor presente que a população que reside ao logo do ramal poderia receber. “É uma maravilha. Essa ponte vai possibilitar o transporte e o escoamento da produção de inverno a verão e, ainda vai aumentar a segurança de todos aqui do ramal”, garante o trabalhador.

A Prefeitura de Rio Branco segue investindo em infraestrutura para garantir melhores condições de vida à população da zona rural, com foco no fortalecimento da produção, geração de renda e acesso digno às comunidades.

Outras notícias...