Mais de 13 mil serviços foram realizados de janeiro até agora. O tempo médio para resolução caiu de 9 para menos de 2 dias úteis
A equipe responsável pela iluminação pública de Rio Branco demonstrou um desempenho notável ao longo de 2025, especialmente no primeiro semestre deste ano.
De acordo com um relatório divulgado nessa quarta-feira (14), pela Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, entre os dias 1º de janeiro a 13 de agosto de 2025, foram realizados 13.238 atendimentos, somando os chamados da população e demandas internas do setor.
Os números impressionam: em janeiro, foram registrados 456 chamados, número que saltou para 631 em julho, o maior do período. Em agosto, até o dia 13, já haviam sido atendidas 190 solicitações. O crescimento é atribuído não apenas a maior divulgação dos canais de atendimento, mas também às melhorias dos serviços prestados e à confiança crescente da população.
Dados dos pontos atendidos entre janeiro a agosto de 2025. (Foto: Secom)
Outro destaque do relatório foi a drástica redução no tempo médio de atendimento. Em janeiro, a média era de 9 dias úteis para resolver uma solicitação. Em julho, esse número caiu para apenas 1,65 dias úteis. Segundo o documento, a redução é resultado da agilidade da equipe, do aprimoramento no atendimento ao cidadão e da expansão da cobertura de serviços em diversas regiões da cidade.
Dados de tempo médio entre janeiro e julho. (Foto: Secom)
De acordo com o diretor da pasta, Kalyl Leal, a iluminação de LED tem proporcionado resultados visíveis, não apenas na estética das ruas, mas também no aumento da segurança para os moradores e visitantes.
“Com maior visibilidade nas ruas e áreas públicas, a cidade se torna um ambiente mais seguro para a população”, disse Kalyl. (Foto: Secom)
“Com maior visibilidade nas ruas e áreas públicas, a cidade se torna um ambiente mais seguro para a população, inibindo práticas delituosas e melhorando a sensação de proteção nas vias urbanas. Além disso, a instalação de lâmpadas de LED tem um impacto direto na redução de custos com a manutenção da rede elétrica, uma vez que essa tecnologia é mais durável e exige menos intervenções,” destacou Kalyl Leal.
Entre os dias 1º de janeiro e 13 de agosto, foram realizados 13.238 atendimentos. (Foto: Secom)
A maioria das demandas (91,2%) foi relacionada a manutenções simples, como reparos em luminárias apagadas ou com defeito. Já os outros 8,8% incluíram serviços mais complexos, como a instalação de novos pontos de luz, atendimentos por solicitação de vereadores, reparos em praças e quadras públicas e levantamentos técnicos internos.
“Os dados refletem compromisso com a população”, destacou Tony. (Foto: Secom)
Para o secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Tony Roque, a gestão da iluminação pública de Rio Branco avalia os números com otimismo. “Os dados refletem o compromisso com a população. É orientação do Prefeito Tião Bocalom, a transparência nas ações e a busca constante por eficiência e qualidade nos serviços prestados,” frisou Tony Roque.
Iluminação pública de LED representa uma economia significativa para os cofres municipais. (Foto: Secom)
Além da segurança, a iluminação pública de LED também representa uma economia significativa para os cofres municipais, permitindo que os recursos economizados sejam direcionados para outras áreas de serviços públicos. Com o objetivo de alcançar a totalidade da cidade iluminada com LEDs, a Gestão Municipal reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o bem-estar de todos os cidadãos, tornando Rio Branco uma cidade cada vez mais moderna, eficiente e segura para se viver.