Família é removida pela Prefeitura de Rio Branco após risco de desabamento de casa no Taquari

Laudo da Defesa Civil apontou risco iminente de desabamento

A Prefeitura de Rio Branco agiu rapidamente no início da noite de quarta-feira (20), e removeu uma família de uma residência localizada em uma área de risco de desabamento no bairro Taquari.

O trabalho de remoção foi realizado por equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec).

O imóvel, que apresentava comprometimento em sua estrutura por estar localizado em uma área que sofre com constantes alagamentos do Rio Acre, foi vistoriado por equipes da Defesa Civil Municipal. A inspeção constatou sérios problemas na madeira, especialmente na base de sustentação do imóvel, como nos esteios e barrotes, que estavam fragilizados pelo tempo e pelas sucessivas enchentes.

d533be19 5312 4118 aa2c de3acd67d38f e1755807164382
“Vamos solicitar a demolição do local e que a família permaneça com o aluguel social até que seja definida a providência sobre para onde será encaminhada”, explicou José Gláucio (Foto: Wilkes Silva/Secom)

“Nós vamos, através do nosso relatório, que será enviado à Seinfra, solicitar a demolição do local e que a família permaneça com o aluguel social até que seja definida a providência sobre para onde será encaminhada”, explicou o tenente-coronel José Gláucio, diretor de Operações da Defesa Civil Municipal.

O chamado foi realizado no início da noite e, como as equipes estavam em outra ocorrência, o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, acionou o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos para garantir a retirada imediata da família, que foi encaminhada para a casa de familiares na Cidade do Povo. Além disso, será concedido o benefício do aluguel social.

Técnicos da Defesa Civil confirmaram que não houve movimentação de solo no local, mas o comprometimento da estrutura de madeira da residência oferecia riscos à segurança dos moradores.

A Secretaria de Assistência Social informou que quatro pessoas viviam na casa e já estão acolhidas em segurança e a Prefeitura reforçou que segue atuando com medidas preventivas em áreas consideradas de risco em Rio Branco.

Outras notícias...