
Em coletiva no saguão do Aeroporto Internacional de Rio Branco, no início da manhã deste domingo (26), com as presenças do ministro do Desenvolvimento Regional, Valdez Góes, da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do prefeito Tião Bocalom, do governador Gladson Cameli, além de deputados federais e do senador Alan Rick, o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou quais as ações efetivas que a prefeitura tem tomado nesse quarto dia de alagamento.
De acordo com o coordenador, com o nível dos igarapés diminuindo, começa o maior desafio da gestão: Levar, em segurança, as pessoas de volta para suas casas. Falcão diz ainda que a previsão é que o nível do Rio Acre continue subindo.
“O cenário está se agravando pelo Rio Acre porque não para de aumentar o nível. Nós já estamos em uma grande enchente, na realidade. Em relação aos igarapés que estão retraindo, agora é que aumenta ainda mais o trabalho. Quando retrai as águas é que começam as verdadeiras ações para restabelecer o cenário, trazer as pessoas de volta para suas casas, fazer a limpeza, restabelecer tudo”, explicou o coodenador.
Falcão disse ainda que o cenário continua se agravando neste momento.
“Não temos uma precisão que melhore rapidamente. Muita água nas cabeceiras. Viramos noites construindo abrigos para poder comportar todas as vítimas dessa grande enchente que o Rio Acre apresenta.”