Prefeitura expande pontos de coleta para lixo eletrônico e pilhas, retirando resíduos perigosos do meio ambiente
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu um passo significativo para a gestão sustentável de resíduos na capital acreana. A iniciativa consiste na instalação de novos pontos de coleta para resíduos especiais, incluindo pilhas, baterias, lâmpadas e pequenos eletroeletrônicos.
A iniciativa consiste na instalação de novos pontos de coleta para resíduos especiais, incluindo pilhas, baterias, lâmpadas e pequenos eletroeletrônicos. (Foto: Vitória Souza/Secom)
O grande destaque é o ponto instalado no Horto Florestal, um local de grande circulação, que agora oferece a conveniência do descarte ambientalmente correto. Além do Horto, os pontos foram estrategicamente espalhados pela cidade, facilitando a vida do cidadão em locais como grandes redes de supermercados, farmácias e estabelecimentos especializados.
O grande destaque é o ponto instalado no Horto Florestal, um local de grande circulação, que agora oferece a conveniência do descarte ambientalmente correto. (Foto: Vitória Souza/Secom)
O objetivo é claro: evitar que esses materiais, ricos em substâncias potencialmente contaminantes, cheguem aos rios e aterros, promovendo a logística reversa e a reciclagem.
O objetivo é claro: evitar que esses materiais, ricos em substâncias potencialmente contaminantes, cheguem aos rios e aterros. (Foto: Vitória Souza/Secom)
A secretária Municipal de Meio Ambiente, em exercício, Charlene Lima, ressaltou o benefício da praticidade e o impacto ambiental da ação. “Não custa nada. A pessoa já vem caminhar no Horto Florestal e pode trazer aquele eletroeletrônico que, geralmente, iria para o lixo comum ou seria descartado de forma incorreta no meio ambiente. Então, esse ponto de coleta é para promover ainda mais a sustentabilidade, por meio do descarte correto desses produtos recicláveis, que podem até voltar para as fábricas e algumas dessas peças serem reutilizadas”, enfatizou a secretária.
A secretária Municipal de Meio Ambiente, em exercício, Charlene Lima, ressaltou o benefício da praticidade e o impacto ambiental da ação. (Foto: Vitória Souza/Secom)
A secretária em exercício também reforçou a importância da política de resíduos sólidos. “Essa política de coleta de resíduos sólidos, que antes eram descartados na natureza, como as toneladas de televisores quebrados, computadores e outros materiais jogados nos córregos e rios, poluindo o meio ambiente, está proporcionando à população a oportunidade de fazer o descarte correto”, explicou Charlene.
A resposta da comunidade tem sido imediata. O autônomo Paulo Roberto, por exemplo, utilizou o novo serviço após ser orientado. (Foto: Vitória Souza/Secom)
A resposta da comunidade tem sido imediata. O autônomo Paulo Roberto, por exemplo, utilizou o novo serviço após ser orientado em uma assistência técnica e aprovou a novidade. “É de excelência, porque eu não sabia o que fazer com esse telefone, já que não conseguia consertá-lo, então, ao saber dessa iniciativa, foi ótimo. Além de ajudar o meio ambiente, consigo me livrar de materiais que não têm mais utilidade”, ressaltou o autônomo.
A Prefeitura de Rio Branco convida toda a população a aderir à iniciativa. Ecoponto na loja Bemol, no shopping. (Foto: Vitória Souza/Secom)
A Prefeitura de Rio Branco convida toda a população a aderir à iniciativa. Fazer sua parte nunca foi tão fácil: procure um dos pontos de coleta e contribua para que Rio Branco seja uma capital cada vez mais limpa e sustentável.
Saiba quais são os pontos de coleta em Rio Branco, para pilhas e baterias:
• Farmácias Drogasil
• Assaí Atacadista
• Mercado Atacadão
• SENAI – Distrito Industrial e Cadeia Velha
• Bemol Rio Branco
• 3D Notebook Epson
• Eletrônica Vídeo TEC
Eletroeletrônicos:
• ECO PONTO Tucumã
• Lojas Vivo
• Lojas Claro
• 3D Notebook Epson
• Bemol Rio Branco
• SENAI – Distrito Industrial e Cadeia Velha