Vencedor do torneio de damas aceita desafio de partida com prefeito de Rio Branco Tião Bocalom
Em meio às competições dos Jogos Estudantis, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Rio Branco, realizadas na manhã deste sábado (4), no Centro de Iniciação ao Esporte (CEI), no bairro Aeroporto Velho, as atenções se voltaram para uma emocionante disputa na modalidade de jogo de Damas.
Os protagonistas foram Lucas Gabriel Huni Kuin, de 10 anos, e Cauã Kaxinawá, de 11, ambos indígenas e alunos das escolas da rede municipal de ensino. Lucas representa a Escola Luiza de Lima Cadaxo, localizada na zona rural da capital, enquanto Cauã é estudante da Escola Monte Castelo.
“Ele sempre gostou de desafios e leva tudo com muita dedicação”, contou Salete. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Com um tempo limitado de 15 minutos e muita concentração, Lucas Gabriel demonstrou habilidade e estratégia, consagrando-se campeão da partida. Orgulhosa, a mãe do vencedor, Salete Huni Kuin, acompanhou de perto o desempenho do filho e não conteve a emoção ao vê-lo conquistar o primeiro lugar.“Eu já sabia que ele seria o vencedor. Ele sempre gostou de desafios e leva tudo com muita dedicação”, contou Salete.
Ao vencer o torneio, que contou com 30 duplas participantes, Lucas foi surpreendido com uma notícia especial: os organizadores informaram que o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, prometeu desafiar o campeão da modalidade em uma partida amistosa em seu gabinete.
“Eu vou vencer o prefeito”, garante Lucas. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Confiante, o jovem jogador respondeu com entusiasmo que não se intimida com o desafio e ainda garantiu. “Eu vou vencer o prefeito”, afirmou.
“Aprendi a jogar damas com a minha família”, informou Cauã (Foto: Secom)
Já o vice-campeão, Cauã Kaxinawá, também comemorou o resultado e disse estar feliz por ter participado das competições. O estudante contou que aprendeu a jogar Damas com a própria família e que pretende continuar treinando para voltar ainda mais preparado no próximo ano.
Sem esconder a emoção e satisfeito em ver o trabalho inclusivo, étnico-cultural que a atual gestão vem proporcionando na rede municipal de ensino, o vice-prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene, que também coordena a pasta da Educação, destacou sentir-se gratificado ao perceber os resultados positivos obtidos por meio das ações da Prefeitura.
“A educação de Rio Branco está avançando com inclusão e valorização da diversidade”, afirmou Bestene. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Ver nossas crianças aprendendo, se desenvolvendo e tendo oportunidades de mostrar seus talentos é motivo de grande orgulho. A educação de Rio Branco está avançando com inclusão e valorização da diversidade”, frisou Bestene.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem buscado oportunizar o nivelamento e a igualdade social entre os indivíduos com uma educação de base de qualidade. O esporte tem papel essencial nesse processo, pois estimula o trabalho em grupo, a disciplina e a integração entre as crianças, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro.