Programa aproxima crianças do sistema de Justiça e incentiva responsabilidades cidadãs
A Prefeitura de Rio Branco, em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), iniciou, nesta segunda-feira (25), as atividades da edição 2025 do Projeto Cidade e Justiça na Escola. O lançamento aconteceu na Escola Municipal Francisco de Paula Leite Oiticica, no bairro Bahia Nova, e contou com a presença de alunos do 5º ano, professores e autoridades locais.
O secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, ressaltou a relevância do projeto na formação cidadã das crianças, com o objetivo de sensibilizá-las sobre temas como democracia, direitos e deveres, além de explicar o funcionamento do Poder Judiciário.
“O projeto é uma ferramenta fundamental para fortalecer a educação em nossa cidade”, destacou Alysson. (Foto: Vitória Souza/Secom)
“Este projeto é uma ferramenta fundamental para fortalecer a educação em nossa cidade, tornando nossos alunos mais conscientes dos seus direitos e deveres. A parceria com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público tem sido essencial para o sucesso dessa iniciativa”, disse.
O Projeto Cidade e Justiça na Escola leva conteúdos didáticos que ajudam os alunos a compreenderem o funcionamento da Justiça no Brasil, bem como seus direitos e responsabilidades como cidadãos. As atividades são conduzidas de maneira lúdica, com o uso de gibis que abordam os temas de forma acessível e envolvente.
“Através da cartilha e de uma abordagem lúdica, conseguimos ensinar aos alunos de forma divertida e educativa sobre os direitos e deveres de um cidadão. Ao final, promovemos uma competição de redação, e esperamos que este ano nossa turma conquiste o primeiro lugar, já que conquistamos o segundo lugar nos dois anos anteriores”, evidenciou a professora Ytala Rolim.
“Através da cartilha e de uma abordagem lúdica, conseguimos ensinar aos alunos de forma divertida e educativa”, disse Ytala. (Foto: Vitória Souza/Secom)
Os alunos também compartilharam suas experiências com o projeto.
A aluna Sofia Oliveira, de 10 anos, comentou sobre o impacto do projeto em sua vida.
“Eu achei muito legal aprender sobre a justiça. A palestra foi maravilhosa e eu gostei muito de ver todas as pessoas que vieram conversar conosco. Já amei o início do projeto e espero que continue assim”, pontuou.
“O grande objetivo desse projeto é ensinar as crianças não só sobre os seus direitos, mas também sobre seus deveres enquanto cidadãos”, explicou Regina. (Foto: Vitória Souza/Secom)
Regina Ferrari, desembargadora e coordenadora da Infância e Juventude do TJAC, falou sobre a importância do projeto.
“O grande objetivo desse projeto é ensinar as crianças não só sobre os seus direitos, mas também sobre seus deveres enquanto cidadãos. Somente assim conseguiremos construir uma sociedade mais igualitária, fraterna e pacífica”, frisou.
Com o apoio da Prefeitura de Rio Branco, o Projeto Cidade e Justiça na Escola reforça a importância da educação cidadã e leva aos alunos do 5º ano conhecimentos fundamentais sobre os valores de justiça, igualdade e respeito, essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e harmoniosa.
O projeto continuará a ser desenvolvido nas escolas municipais, com a previsão de expandir o alcance a mais alunos e escolas no decorrer do ano.