Rio Branco avança na construção do Plano Municipal de Redução de Riscos

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, recebeu novamente esta semana a equipe do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) para dar continuidade ao mapeamento de áreas de risco na capital. Esta é a segunda etapa dos trabalhos, que tiveram início no primeiro semestre de 2025, e que têm como objetivo a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR).

De acordo com a Defesa Civil, nesta fase serão revisitadas áreas já catalogadas, além da inclusão de novos pontos que podem apresentar risco hidrológico ou geológico. O levantamento é fundamental para atualizar informações, verificar mudanças ocorridas e apontar soluções tanto estruturantes, quanto não estruturantes para mitigação de riscos.

24e010ac 6f49 4e94 a612 296884743ac7 e1756849159956
Serão revisitadas áreas já catalogadas, além da inclusão de novos pontos que podem apresentar risco hidrológico ou geológico. (Foto: Secom)

O coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio  Falcão destacou que o plano servirá como instrumento estratégico para orientar investimentos, definir intervenções e até mesmo viabilizar a retirada de famílias de áreas consideradas de risco. “Esse plano vai dar o norte de onde precisamos aplicar recursos e realizar obras, seja por meio da Prefeitura ou com apoio de recursos federais, de forma que possamos reduzir os riscos e proteger a população”, afirmou.

O trabalho conta ainda com a parceria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e prevê, para o próximo ano, a conclusão do plano, que trará diretrizes essenciais para transformar Rio Branco em uma cidade mais resiliente.

Outras notícias...