Prefeitura de Rio Branco mantém ações emergenciais diante da elevação do Rio Acre

Rio Branco permanece em estado de emergência e Defesa Civil atua de forma ininterrupta para garantir segurança e assistência às famílias afetadas

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, segue atuando de forma ininterrupta nas ações de resposta às emergências provocadas pela elevação do nível do Rio Acre. De acordo com o boletim divulgado, às 9h, desta quarta-feira (21), o rio atingiu a cota de 14,36 metros, mantendo o nível acima da cota de transbordamento e o município em estado de emergência.

Atualmente, há um abrigo ativo no Parque de Exposições Wildy Viana, onde estão acolhidas 9 famílias, totalizando 21 pessoas, além de 4 animais. Também foram removidas 7 famílias indígenas para o abrigo instalado na Escola Leôncio de Carvalho, bem como 5 famílias desalojadas, totalizando 15 pessoas.

SAUDE PARQUEBG 18.01 1
Atualmente, há um abrigo ativo no Parque de Exposições Wildy Viana, onde estão acolhidas 9 famílias, totalizando 21 pessoas, além de 4 animais. (Foto: Secom)

Até o momento, 27 bairros continuam afetados, com 631 famílias atingidas, o que representa uma estimativa de 2.286 pessoas. As ações emergenciais estão concentradas, principalmente, nos bairros Seis de Agosto, Cadeia Velha, Habitasa, Base, Benfica e Ayrton Senna, onde as equipes atuam no monitoramento, remoções preventivas e assistência às famílias.

Também foi registrado um desmoronamento no bairro Cidade Nova, e uma família precisou ser removida ainda na manhã desta quarta-feira, como medida de segurança.

ENCHENTE RIO ACREVF16.01 7 e1768690875259
A Defesa Civil de Rio Branco segue monitorando a situação de forma permanente e orienta os moradores das áreas atingidas a seguir as recomendações de segurança. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Na zona rural, as comunidades Panorama, Belo Jardim, Liberdade, Catuaba e Vista Alegre registram impactos diretos, incluindo o isolamento. Aproximadamente 250 famílias, o que corresponde a cerca de 1.000 pessoas, foram afetadas. Ao todo, 15 comunidades rurais permanecem sob monitoramento da Defesa Civil.

Em parceria com a concessionária Energisa, a Defesa Civil realiza inspeções em 12 bairros para avaliação de riscos relacionados à rede elétrica, com a realização de desligamentos preventivos, sempre que necessário, visando à segurança da população.

A Defesa Civil de Rio Branco segue monitorando a situação de forma permanente e orienta os moradores das áreas atingidas a seguir as recomendações de segurança e a procurar os canais oficiais de atendimento pelo telefone 193, em caso de necessidade.

Outras notícias...