Abrindo a programação da noite de Carnaval, o bloco Unidos do Fuxico levou para a avenida o enredo sobre a ayahuasca e a origem do Santo Daime em seu desfile
A quarta noite do Carnaval promovido pela Prefeitura de Rio Branco foi marcada por emoção, tradição e resistência à chuva. O evento aconteceu nesta segunda-feira (16), na Praça da Revolução, reunindo centenas de pessoas que prestigiaram o início dos desfiles dos blocos carnavalescos.
Desfile dos Blocos reuniu centenas de pessoas. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Abrindo a programação da noite, o bloco Unidos do Fuxico levou para a avenida o enredo sobre a ayahuasca e a origem do Santo Daime, destacando a valorização das raízes culturais e dos povos originários da Amazônia. Mesmo sob chuva, cerca de 350 a 400 integrantes participaram do desfile, resultado de meses de pesquisa e preparação.
O bloco Unidos do Fuxico levou para a avenida o enredo sobre a ayahuasca e a origem do Santo Daime. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O presidente do bloco, Arysson Fernandes, destacou o trabalho desenvolvido ao longo do ano e o apoio recebido do poder público municipal. Segundo ele, o investimento na valorização dos blocos permitiu que a agremiação apresentasse, na avenida, um espetáculo construído coletivamente pela comunidade.
Presidente do bloco carnavalesco Unidos do Fuxico, Arysson Fernandes. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Nós vamos trazer a questão da ayahuasca, a origem do Santo Daime, e estamos levando para a avenida um pouco do trabalho que foi criado desde que finalizou o carnaval do ano passado. Houve pesquisa, conversamos com pessoas da religião e com povos originários, que são a raiz dessa questão. É uma produção de vários meses. Graças à parceria da Prefeitura de Rio Branco e ao investimento nos blocos, hoje esse trabalho está sendo exposto aqui na avenida. Vamos sair com, basicamente, 350 a 400 pessoas”, afirmou.
A noite contou com a presença do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhado da primeira-dama Kelen Bocalom e do vice-prefeito Alysson Bestene. O prefeito destacou que, apesar da chuva — característica do inverno amazônico —, a organização, a segurança e o ambiente familiar da festa foram mantidos. Ele reforçou que o Carnaval da Prefeitura tem sido marcado pela tranquilidade e pela participação ordeira da população, com apoio das forças de segurança.
O prefeito reforçou que o Carnaval da Prefeitura tem sido marcado pela tranquilidade e pela participação ordeira da população, com apoio das forças de segurança. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Estamos aqui na Amazônia e, nesta época, é chuva mesmo. Mas estou feliz porque a organização está muito boa, a segurança está muito boa. Quem está vindo aqui está feliz, traz suas famílias, suas crianças, seus idosos, seus cadeirantes. Todo mundo participa numa boa e volta para casa em paz. Aproveito para convidar para o encerramento do carnaval aqui na praça. Nesta terça-feira, a partir das 15 horas, começa o carnaval das crianças, dos idosos e dos cadeirantes, que vai até as 18h ou 18h30. Em seguida, entram os blocos”, declarou.
O vice-prefeito Alysson Bestene também ressaltou o clima de confraternização e o caráter popular do evento. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O vice-prefeito Alysson Bestene também ressaltou o clima de confraternização e o caráter popular do evento. “As famílias têm prestigiado. É um carnaval feito com muito amor e carinho pela Prefeitura de Rio Branco. Já é uma marca da gestão todo esse cuidado, principalmente neste momento de festividade. Infelizmente, por conta da chuva, hoje tivemos apenas um bloco desfilando. Os outros dois ficaram para amanhã. Convidamos a população a continuar nessa festa, na última noite, com o encerramento e os dois blocos”, evidenciou.
Desfiles adiados para esta terça-feira
Por conta das condições climáticas, os blocos Sambase e 6 é D+ não conseguiram desfilar e tiveram suas apresentações adiadas para esta terça-feira, a partir das 18h30, na Avenida Getúlio Vargas.
O diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Klowsbey Viegas Pereira, explicou que a decisão foi tomada em comum acordo para não prejudicar as agremiações.
O diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Klowsbey Viegas Pereira, explicou o adiamento dos desfiles. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Tivemos um acordo para não prejudicar o desfile dos blocos, como aconteceu no ano passado por causa da chuva. O Unidos do Fuxico conseguiu fazer o desfile completo, mas a chuva voltou. Então, para não prejudicar os outros dois blocos, a apresentação foi adiada para o dia seguinte, no mesmo horário”, frisou.
A Prefeitura reforça o convite para que a população participe do encerramento do Carnaval na Praça da Revolução, celebrando a cultura, a alegria e a paz que marcam a festa em Rio Branco.