O secretário Municipal de Agropecuária, Eracides Caetano foi entrevistado, nos estúdios do site Contilnet Notícias na Expoacre 2025
Durante a quinta noite da Expoacre 2025, nesta quarta-feira (30), o Secretário Municipal de Agropecuária, Eracides Caetano foi entrevistado pelo jornalista Everton Damasceno, nos estúdios do site Contilnet Notícias na feira e fez um breve balanço das ações de sua pasta, bem como destacou os avanços no setor produtivo de Rio Branco.
De acordo com o secretário, a secretaria tem mais de duas mil famílias da agricultura familiar cadastradas junto ao órgão municipal, além de 52 produtores de leite que fazem parte do programa da bacia leiteira e que recebem apoio e assistência técnica da Prefeitura de Rio Branco.
“A gente trabalha mesmo com a agricultura familiar. Nós temos 2.400 famílias cadastradas lá na secretaria. Fazemos também um trabalho com leite, onde nós temos 52 famílias de produtores que fazem parte da bacia leiteira. Eles estão trabalhando com inseminação e melhoramento genético com o foco na melhor produção de leite. Tudo isso com acompanhamento de veterinários”, comentou Eracides Caetano, enfatizando ainda a grande importância da agricultura familiar para a economia nos municípios.
“É o pequeno produtor que abastece a cidade. É ele que faz com que os alimentos cheguem até a mesa das famílias na cidade. É o pequeno produtor que movimenta boa parte da economia dentro dos municípios. É como o nosso prefeito sempre fala: campo rico, cidade rica; campo pobre, cidade pobre”, explicou.
Eracides Caetano foi entrevistado pelo jornalista Everton Damasceno, nos estúdios do site Contilnet Notícias na feira e fez um breve balanço das ações de sua pasta, bem como destacou os avanços no setor produtivo de Rio Branco. (Foto: Secom)
Caetano também falou da recuperação de ramais, mecanização agrícola e a distribuição de insumos entre os produtores.
“Nos quatro primeiros anos, nós pegamos os ramais todos danificados, trabalhamos neles e hoje temos mais de 80% deles todos com acesso de inverno a verão, e claro, se você quiser incentivar os produtores você tem que dar condições, condições de sair de suas colônias e levar os seus produtos para a cidade, nós temos um programa de mecanização e também já doamos calcário e adubo, além da assistência técnica, análise de solo e o transporte dos produtores da zona rural para a cidade onde eles vendem os seus produtos nas feiras e depois são levados de volta para casa. Então, a gente vem realizando esses trabalhos e está dando certo”, explicou.
O secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Tony Roque, também participou da entrevista. Entre as perguntas realizadas ao gestor, a limpeza do parque foi uma das principais.
Tony Roque revelou que são retirados entre 18 a 20 toneladas de lixo por dia de feira, no Parque de Exposições. O gestor destacou também que, além das equipes trabalhando nas dependências do Parque, outras esquipes executam serviços no entorno do local da feira, enfatizando ainda que os serviços realizados nos bairros não foram comprometidos.
“Temos equipes trabalhando todos os dias no parque. Iniciamos às 7h da manhã e vamos até às 21h, mas também temos equipes da limpeza nas áreas do entorno do parque. Tudo isso sem comprometer àquelas ações que são realizadas nos bairros”, esclareceu Tony Roque.