A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil, promoveu na sexta-feira (15), a primeira oficina gratuita de elaboração de projetos culturais.
O encontro foi promovido com o intuito de esclarecer os principais pontos da elaboração de projetos para os editais de cultura, para que os agentes culturais, artistas e a comunidade em geral se sintam familiarizados com o tema e participem ativamente da criação e do fomento da cena cultural do município de Rio Branco.
O diretor-presidente da FGB, Andesson Nascimento, explica que para que o agente cultural consiga os incentivos financeiros dos editais, é necessário que ele escreva sobre sua ideia.
“É preciso que ele diga, por escrito, aquilo que ele quer realizar, e por esse motivo, a FGB, pensando na comunidade e nos agentes culturais iniciantes que nunca escreveram projetos ou que possuem dificuldades na elaboração da escrita deles, fornece essa oficina para o aprimoramento e aprendizado da elaboração de projetos culturais”, explicou Andesson.
A oficina beneficia os fazedores de cultura na inscrição dos editais da Lei Paulo Gustavo, que serão abertos ainda neste ano, e também nas futuras publicações da Lei Aldir Blanc 2, além dos editais anuais do Fundo Municipal de Cultura.
O ministrante da oficina, professor de língua portuguesa e técnico de cultura Lucas Alves, acredita que é preciso fazer com que os agentes culturais se familiarizem com o layout dos editais e com as informações que são solicitadas por eles.
“Com isso a gente desmistifica a dificuldade e as pessoas que assistiram à oficina vão percebendo que não é um ‘bicho de 7 cabeças’, que apenas requer prática e revisão”, enfatiza o ministrante.
A participante da oficina e administradora Marcella Dalillah, que escreve projetos culturais, ressalta a importância de relembrar e pontuar a estrutura necessária para concorrer a esses editais.
“Nesse encontro conversamos sobre as instruções dos pontos principais para a elaboração de projetos culturais, e por mais que eu já tenha conhecimento da estrutura de um projeto, é sempre bom relembrar e pontuar.”
Mais de 30 pessoas participaram da oficina. Entre elas, artistas, fazedoras de cultura e iniciantes na área cultural. A Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil prevê outras edições de oficinas ministradas ainda neste ano.