Após identificar o descumprimento dos itens 4.7 e 11.1.5, do edital n° 8, a Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil, cumprindo com a integridade necessária para o andamento da seleção dos projetos culturais, decidiu pelo cancelamento do Edital do Fundo Municipal de Cultura – Patrimônio Cultural.
A decisão reafirma o comprometimento da FGB com a correta administração de recursos públicos, garantindo que a distribuição do financiamento das políticas públicas de cultura no município seja realizada de forma íntegra e imparcial.
“Nossa principal prioridade é zelar pela lisura e transparência em todos os processos que envolvem recursos públicos e políticas culturais em nosso município. A ação foi necessária para assegurar que a análise técnica dos recursos aconteça de maneira justa e equânime, mantendo nossa integridade e imparcialidade inabaláveis”, esclarece o diretor-presidente da FGB, Andesson Nascimento.
A FGB pontua que repudia ações que não condizem com a conduta necessária para o andamento da destinação dos recursos, e que, para manter o compromisso e a transparência com a comunidade e com os produtores culturais de Rio Branco, estabelecerá um novo cronograma para a área de Patrimônio Cultural do Fundo Municipal de Cultura 2023.
Os demais editais disponibilizados (Esporte e Lazer, Arte, Povos Originários e Mestre Aldenor) seguem o cronograma publicado anteriormente. Os resultados finais dos projetos classificados na análise técnica serão divulgados no dia 31 de agosto. As informações sobre o novo edital na área de Patrimônio serão divulgadas em breve.
“A FGB continuará empenhada em assegurar que todos os passos dados em prol da cultura em Rio Branco sejam guiados por princípios éticos e valores que sustentam a justa destinação desses recursos públicos”, comunica o diretor.