Ir para o conteúdo

Prefeitura adere ao Del Turismo e Rio Branco passa a ser a primeira capital a trabalhar com o programa

Objetivo é fortalecer o setor da economia na capital a longo prazo (Foto: Renilson Rodrigues)

Foi oficializada na manhã desta quarta-feira (23) a adesão da Prefeitura de Rio Branco ao programa Del Turismo, com o objetivo de fortalecer este setor da economia na capital acreana a longo prazo.

O coronel Ezequiel Bino, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, explicou o porque aderir ao programa em Rio Branco. “O turismo é responsável por grande parte do desenvolvimento econômico das cidades. Então nós precisamos investir mais nisso e o papel do município é de promoção. Nós queremos aqui firmar uma parceria que traga governança para o processo de turismo. Para gente vender bem o turismo de Rio Branco e do Acre.”

Bino: “Turismo é responsável por grande parte do desenvolvimento econômico das cidades” (Foto: Renilson Rodrigues)

O evento de lançamento do Del Turismo em Rio Branco contou com a presença do prefeito Tião Bocalom, diversos representantes do trade turístico local como agentes de viagens, associação de bares e restaurantes, hotéis, entre outras instituições parceiras, além de membros do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, responsável pela implantação do programa no estado.

“O Fórum trabalha para incentivar outras fontes de receita para os municípios e não tem como se falar de turismo no Acre sem incluir Rio Branco, que tem o aeroporto e condições mais estruturadas do que outros municípios. Para a gente é uma alegria que o prefeito tenha aceitado fazer parte dessa programação e desses trabalhos”, disse o presidente do Fórum, José Adriano.

Várias cidades brasileiras já adotaram o Del Turismo. Aqui no Acre, o programa já está em desenvolvimento em Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil, e agora Rio Branco se torna a primeira capital do Brasil a trabalhar com o Del Turismo.

A adesão da capital acreana ao programa faz parte das políticas municipais da atual gestão da Prefeitura de Rio Branco para promoção e fortalecimento do turismo local com vistas ao aquecimento deste setor da economia a partir de estratégias sustentáveis.

“Nós estamos na Amazônia que tem o olhar do mundo inteiro. Evidentemente existe um interesse e precisamos ter uma cidade que seja acolhedora, organizada e que chame a atenção para que as pessoas possam fazer turismo. Essa parceria com a Del Turismo é exatamente para a gente definir o que podemos fazer para mostrar o potencial turístico que a nossa Amazônia tem, a partir da nossa querida Rio Branco”, explicou o prefeito

O turismólogo e consultor responsável pela articulação do Del Turismo no Acre, Estácio Guimarães, informou que pelo menos 67 projetos estão previstos ou em execução pelos próximos 5 anos e que as ações são programadas a partir da análise das potencialidades dos destinos.

“A primeira capital do país que vai ser desenvolvido o Del Turismo é Rio Branco e para a gente é uma grande honra e mais do que isso, uma grande felicidade de podermos trabalhar na primeira capital, na região Norte, de um turismo sustentável numa região que a gente vê que o grande potencial é justamente o seu atrativo natural. Essa parte de preservação é o que mais se destaca no mundo todo.”

Outras notícias...