Ir para o conteúdo

FGB participa do I Encontro Nacional de Gestores da Cultura

Evento aconteceu na cidade de Vitória, no Espírito Santo (Foto: Assecom)

Na segunda feira, 14, e terça-feira, 15, a Prefeitura de Rio Branco, por meio do presidente da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), Andeson Nascimento, participou do I Encontro Nacional de Gestores da Cultura, que aconteceu na cidade de Vitória, no Espírito Santo. O evento ocorreu com o objetivo de gerar reflexões e debates acerca das soluções para os atuais desafios do setor cultural no país.

Com o tema “Cultura: uma estratégia para o Brasil”, o encontro deste ano foi o primeiro evento nacional de gestores culturais pós pandemia, garantindo a presença de gestores municipais, estaduais e federais de todo o país, além da presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes e da ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia.

Andeson Nascimento, presidente da FGB, representou o município de Rio Branco no encontro e contou sobre a experiência de participar de um evento que aborda a cultura como potência:

“Participei de enriquecedores diálogos abordados sobre desigualdade, ações afirmativas, acessibilidade cultural e a aplicação prática do Decreto do Fomento Cultural. Um destaque do evento foi a discussão sobre a Institucionalização da gestão pública de cultura no Brasil, com a regulamentação do Sistema Nacional de Cultura e o Marco Regulatório do Fomento à Cultura.”

Além das discussões expostas, o presidente também teve acesso à minicursos de capacitação focados nas Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, podendo, segundo ele, esclarecer sobre a implementação dessas políticas públicas e contribuir para o aprimoramento da gestão cultural no município.

“Foi gratificante trocar experiências com gestores municipais e estaduais, obtendo uma compreensão mais profunda do cenário cultural em todo o país. Além disso, estive em contato direto com diversas entidades atuantes nos processos legais, como o Ministério da Cultura (MinC), Advocacia-Geral da União (AGU) e Tribunal de Contas da União (TCU), o que esclareceu muitas das dúvidas que eu e outros gestores tínhamos”, finalizou.

Outras notícias...