
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) deu posse nessa quinta-feira (10), ao novo presidente da instituição, desembargador Júnior Alberto Ribeiro. O magistrado chegou ao TRE na década de 90 como servidor, onde exerceu o cargo de auxiliar judiciário, fez concurso para diversos órgãos, trabalhou na Procuradoria da República, e em 1995, foi aprovado para o concurso de juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado. No mesmo ano, ingressou na magistratura, daí em diante foi juiz de várias comarcas e durante 13 anos permaneceu como juiz titular da terceira vara da família na comarca de Rio Branco de onde se destacou para o cargo de desembargador em 2014. Atuou como membro da corte e agora assume a presidência da instituição por dois anos.

“Foram anos de muita luta, muita dedicação na magistratura, sempre procurando atender e cumprir com o princípio da duração razoável do processo, prestando a jurisdição em forma célere e como fruto do meu trabalho, os meus pares do Tribunal de Justiça, me escolheram para presidir a corte eleitoral sucedendo o desembargador Francisco Djalma”, explicou Júnior.
No próximo ano, o desembargador já terá o seu primeiro grande desafio à frente da instituição que será a condução do pleito eleitoral.
“É um desafio que recebo com muita naturalidade e procurarei cumprir com todos os mandamentos que visam possibilitar o exercício seguro do voto transparente, para que as pessoas continuem acreditando na justiça eleitoral. Eu batalharei e trabalharei tanto para dar continuidade dos que me antecederam como também trazer inovações para que possam destacar o nosso Tribunal no cenário nacional, como reconhecimento público na qualidade de prestação de serviços, celeridade, efetividade e respeito ao cidadão”, expressou o presidente do TRE.
Entre as autoridades presentes na cerimônia de posse, o prefeito Tião Bocalom desejou sucesso ao desembargador durante o biênio à frente da instituição.
“Parabéns dr. Junior, continue essa pessoa simples, humilde, simples, muito inteligente, um homem preparadíssimo. Tenho certeza absoluta que ele vai substituir o nosso querido amigo desembargador Djalma, que fez um belo trabalho também.”