Logo da Prefeitura

Município realizará diversas atividades alusiva ao Agosto Dourado

Por 

|

às

Compartilhe:

Agosto dourado WF 2
Mães são orientadas quanto aos cuidados com a gestação (Foto: Wal Fernandes/Assecom)

A campanha Agosto Dourado será realizada durante todo o mês e tem como objetivo intensificar as ações da atenção básica para as mulheres grávidas e para as que já estão amamentando. A unidade de saúde Luiz Gonzaga de Lima, localizada no bairro Altamira, atende moradores de quatro bairros: Eldorado, Chico Mendes, Altamira e Ouricuri. Por aqui, 10 mulheres recebem o acompanhamento pré-natal, às segundas e quintas-feiras.

Agosto dourado WF 14 e1691436756679
Luzia: “Realizamos todo planejamento com as grávidas” (Foto: Wal Fernandes/Assecom)

“A mãe vem, a gestante vem, faz todo o acompanhamento, recebe as informações, vê como é que está a situação dos bebês ainda na barriga. Então, são esses os planejamentos que a gente têm com as grávidas”, explicou a coordenadora da unidade, Luzia Mendes.

Nesse período, as mães são orientadas quanto aos cuidados com a gestação, técnicas de estimulação do aleitamento materno, além da conscientização quanto à doação do excedente do leite ao banco de leite da Maternidade Bárbara Heliodora. Nessa segunda-feira, a unidade de saúde recebeu a visita da coordenação do Saúde da Criança, que desenvolve todas as atividades do Agosto Dourado.

Agosto dourado WF 4 e1691436919130
Maria: “Orientamos as mulheres de como elas podem ordenhar e armazenar o leite” (Foto: Wal Fernandes/Assecom)

“Nós orientamos todas as mulheres sobre como elas podem ordenhar esse leite, como podem armazenar, que alguém da família leve o bebê na empresa que ela trabalha para que ela possa dar de mamar”, esclarece Maria Tereza, coordenadora do Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde.

A campanha Agosto Dourado quer também, este ano, chamar a atenção para a licença-maternidade remunerada e o apoio às mulheres que ainda amamentam no local de trabalho. A coordenadora do Saúde da Criança, Maria Tereza, lembra que “o leite materno contém inúmeros benefícios, tanto para a saúde da mãe quanto para as crianças, e o foco é falar do apoio que deve ser dado às mães e aos pais que trabalham”.

Agosto dourado WF 13 e1691437165173
Tarla: “Meu esposo me acompanha nas orientações”  (Foto: Wal Fernandes/Assecom)

A Tarla Silva e Antônio Carlos estão aguardando a chegada do segundo bebê. Ela trabalha e sabe que, quando chegar o período de amamentação, vai precisar do apoio do esposo. Por isso, ele participou das orientações para aprender como cuidar melhor da esposa durante a amamentação.

“Desde a primeira vez ele me acompanha, desde o pré-natal, me ajuda em casa também, na maternidade, ele tá sempre do meu lado comigo”, diz a servidora pública, Carla Silva.

Para o Antônio Carlos, que é barbeiro, esse é um momento importante para todo mundo da família.

“Principalmente para mim e para ela, eu achei interessante. Para trazer, para fazer os exames, ajudar a cuidar e eu vou fazer também a questão do banco de leite. A gente vai lá para doar, a gente teve bastante problema com isso na última vez.”

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco inaugura CAPS III Samaúma com atendimento 24 horas e amplia assistência em saúde mental

CAPS passa a funcionar em novo endereço, no bairro Aviário, com hospitalidade noturna

Prefeitura de Rio Branco promove seminário interinstitucional para fortalecer combate aos maus-tratos e proteção animal

Evento reúne representantes de instituições e profissionais da área para aprimorar a fiscalização,

Prefeitura de Rio Branco convoca aprovados em processo seletivo do Saerb para apresentação de documentos

Atendimento ocorre de 21 a 25 de setembro, na sede da autarquia, no

Prefeitura de Rio Branco leva 11 frentes de serviços a diferentes regiões da capital neste sábado

Equipes da Emurb atuam com tapa-buracos, drenagem, manutenção de vias, meio-fio e sarjeta

Prefeitura de Rio Branco realiza vacinação antirrábica de casa em casa no bairro Adalberto Aragão neste sábado

Equipes da Semsa estarão no bairro neste sábado (19), das 8h às 12h,