Ir para o conteúdo

Prefeitura intensifica educação ambiental com crianças das escolas municipais

São várias ferramentas, as linguagens e a criatividade dos educadores do programa para atrair a atenção das crianças (Foto: Renilson Rodrigues/Assecom)

Cantos, música, teatro, brincadeiras e até algumas palhaçadas. São várias as ferramentas, as linguagens e a criatividade dos educadores do Programa de Educação Ambiental da Prefeitura de Rio Branco para atrair a atenção das crianças com o objetivo de passar a mensagem de conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente. Para os pequenos quanto mais cor, quanto mais lúdico e quanto mais divertido, maior é o aprendizado.

Davi: “Brincando de forma divertida formaremos cidadãos conscientes” (Foto: Renilson Rodrigues/Assecom)

A ação é desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) desde o começo da gestão e conforme explicou o biólogo e educador ambiental, Davi Marques, a ideia de trabalhar justamente com as crianças é para que sejam multiplicadores do que aprendem, na conversa com os pais, na visita aos avós, nas brincadeiras com os coleguinhas, com os primos, além de se tornarem cidadãos e cidadãs conscientes de sua responsabilidade ambiental tanto agora o presente, quanto no futuro.

“Essa é mais uma das muitas linguagens que a Escola de Educação Ambiental desenvolve e assim brincando e de forma divertida a gente vai formando cidadãos conscientes e trabalhando para um futuro com melhor qualidade de vida”. acrescentou.

Luzimar: “recebemos frequentemente a rede municipal de educação” (Foto: Renilson Rodrigues/Assecom)

A diretora da Escola Ambiental do Horto Florestal, Luzimar Oliveira, explicou que o programa preconiza trabalhar educação ambiental não formal através das escolas.

“São duas linhas de atuação: a difusão da educação ambiental e a formação de educadores ambientais com as comunidades e grupos organizados e aqui a gente recebe frequentemente a rede municipal de educação”, explicou

Na última quarta-feira (26) foi a vez das crianças das turmas de 04 e 05 anos de idade do Centro de Educação Infantil José Maria Maciel. Eles vieram da Cidade do Povo para passar uma tarde no Horto Florestal, participando das atividades.

Alessandra: “Nós fizemos vários projetos” (Foto: Renilson Rodrigues/Assecom)

Na programação, puderam também fazer o plantio de algumas sementes, interagir com a natureza, passeando pelo espaço, alimentando os peixes no lago, reconhecendo assim, a importância de praticar os cuidados com o ambiente que vivemos desde a preservação da floresta, até o gesto de não jogar lixo no chão.

“Esse envolvimento começou na escola. Nós fizemos vários projetos. Cada turminha desenvolveu um projeto e culminou uma feira. Um dos nossos projetos foi confeccionar bijouterias com materiais recicláveis envolvendo as mães e as crianças. e nós premiamos as turminhas que mais se destacaram, por isso que essa turminha está aqui”, contou a gestora do CEI José Maria Maciel, Alessandra Hoyos.

Outras notícias...