Ir para o conteúdo

Prefeito Tião Bocalom participa da inauguração da ponte do Abunã sobre o Rio Madeira

Inauguração da ponte do Abunã atraiu várias pessoas que fizeram questão de prestigiar a solenidade (Foto: Dircom)

A ponte do Abunã foi construída pelo governo federal como estratégia para a integração nacional, conectando o Acre em definitivo ao sistema rodoviário brasileiro. Essa ponte liga os estados do Acre e Rondônia pela BR 364, tem 1.517 metros e custou R$ 164 milhões ao governo federal.

A cerimônia de inauguração ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 7 de maio, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, ministros, senadores, deputados federais, governadores e prefeitos.

O prefeito Tião Bocalom, que sempre defendeu essa interligação e é o maior defensor de que o Acre se torne um estado produtivo para que não precise importar alimento e sim produzir produtos como arroz, feijão, legumes e carne para o abastecimento interno e exportação do excedente, foi prestigiar o presidente Jair Bolsonaro nessa inauguração.

Tião Bocalom disse que a ponte é um sonho antigo. “Quando cheguei no Acre sonhava com o asfaltamento da BR 364, depois que aconteceu passamos a sonhar com essa ponte para acabar com o sofrimento e a despesa com a balsa. Agora sim, nossa economia tomará outro rumo” analisou o prefeito.

Do Acre participaram da inauguração, também, vereadores, prefeitos, os senadores Sérgio Petecão, Mailza Gomes e Marcio Bittar, deputados federais, o governador Gladson Cameli e populares.

Dados Técnicos

A ponte apresenta um vão com 170 metros (distância entre uma pilastra à outra), os acessos responsáveis por reunir todo trecho entre uma margem e outra do rio, e o elevado de 460 metros de extensão. É curvada nos moldes de um arco, atingindo trinta metros em seu ponto mais alto em relação às águas do rio. A pista tem 14,45 metros de largura. As pistas de rolamento tem 3,5 metros de largura cada, com 2,5 metros de acostamento e 1,5 metros de calçada.

Outras notícias...