Durante toda a semana, a Prefeitura de Rio Branco participou de uma agenda conjunta com a equipe interministerial do Governo Federal, que veio conhecer a situação migratória em nossa região. Os encontros buscam estabelecer uma colaboração efetiva entre os poderes para lidar com os desafios migratórios na região.
A agenda interministerial deu início em Rio Branco, na manhã de segunda-feira (3), com uma reunião entre os integrantes do Gabinete de Monitoramento da Crise Migratória, na sala de situação, onde foi apresentado aos representantes dos ministérios, o fluxo migratório do Estado.
Ainda na segunda-feira, na parte da tarde, o grupo participou de um encontro com o prefeito Tião Bocalom, onde a secretária da SASDH, Suellen Araújo, apresentou aos participantes, o fluxo e os protocolos de atendimento aos migrantes que chegam a nossa capital. Fechando a programação da comitiva em Rio Branco, a equipe realizou visita à Casa de Passagem que acolhe os migrantes, localizada no bairro Bahia Velha.
Nos últimos três dias, a agenda de trabalho foi realizada nos municípios fronteiriços de Assis Brasil e Brasiléia, com visitas técnicas programadas às fronteiras e as Casas de Passagem locais, novamente debatendo os fluxos de atendimento, avaliando a atual situação das unidades e planejando o aprimoramento das condições de acolhimento e assistência aos migrantes.
Durante os encontros foram expostas as necessidades que os municípios que acolhem migrantes têm para cumprir o fluxo e o acolhimento dessas pessoas. A exemplo de Rio Branco, os municípios do Alto Acre também solicitaram apoio aos ministérios para montar uma Casa de Passagem adequada, capaz de abrigar mais pessoas e oferecer atendimento qualificado.
Formando a equipe interministerial, vinte e um representantes dos ministérios da Defesa, Saúde, Direitos Humanos, Justiça e das Relações Exteriores, da Casa Civil da Presidência da República, da Polícia Federal, Força Nacional, Exército, e membros de entidades como Organização das Nações Unidas (ONU) e Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).
Representaram a Prefeitura de Rio Branco, a Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos da SASDH, Suellen Araújo, o diretor de Assistência Social, Ivan Ferreira e a Coordenadora da Casa de Passagem de Rio Branco, Nívea Azevedo.