Para avançar na situação migratória, Prefeitura de Rio Branco cumpre agenda interministerial

f0a34706 8941 4e2b 84a6 13854a1e77e4
Encontros buscam estabelecer uma colaboração efetiva entre os poderes para lidar com os desafios migratórios (Foto: Assecom)

Durante toda a semana, a Prefeitura de Rio Branco participou de uma agenda conjunta com a equipe interministerial do Governo Federal, que veio conhecer a situação migratória em nossa região. Os encontros buscam estabelecer uma colaboração efetiva entre os poderes para lidar com os desafios migratórios na região.

A agenda interministerial deu início em Rio Branco, na manhã de segunda-feira (3), com uma reunião entre os integrantes do Gabinete de Monitoramento da Crise Migratória, na sala de situação, onde foi apresentado aos representantes dos ministérios, o fluxo migratório do Estado.

Ainda na segunda-feira, na parte da tarde, o grupo participou de um encontro com o prefeito Tião Bocalom, onde a secretária da SASDH, Suellen Araújo, apresentou aos participantes, o fluxo e os protocolos de atendimento aos migrantes que chegam a nossa capital. Fechando a programação da comitiva em Rio Branco, a equipe realizou visita à Casa de Passagem que acolhe os migrantes, localizada no bairro Bahia Velha.

Nos últimos três dias, a agenda de trabalho foi realizada nos municípios fronteiriços de Assis Brasil e Brasiléia, com visitas técnicas programadas às fronteiras e as Casas de Passagem locais, novamente debatendo os fluxos de atendimento, avaliando a atual situação das unidades e planejando o aprimoramento das condições de acolhimento e assistência aos migrantes.

Durante os encontros foram expostas as necessidades que os municípios que acolhem migrantes têm para cumprir o fluxo e o acolhimento dessas pessoas. A exemplo de Rio Branco, os municípios do Alto Acre também solicitaram apoio aos ministérios para montar uma Casa de Passagem adequada, capaz de abrigar mais pessoas e oferecer atendimento qualificado.

Formando a equipe interministerial, vinte e um representantes dos ministérios da Defesa, Saúde, Direitos Humanos, Justiça e das Relações Exteriores, da Casa Civil da Presidência da República, da Polícia Federal, Força Nacional, Exército, e membros de entidades como Organização das Nações Unidas (ONU) e Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

Representaram a Prefeitura de Rio Branco, a Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos da SASDH, Suellen Araújo, o diretor de Assistência Social, Ivan Ferreira e a Coordenadora da Casa de Passagem de Rio Branco, Nívea Azevedo.

Outras notícias...