Ir para o conteúdo

Servidores da rede municipal são capacitados para melhor atender ao público

Esta semana o treinamento é voltado à Língua Portuguesa (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Atender, informar e servir melhor a população, esse é o lema da Prefeitura de Rio Branco.

Kelce: “Sempre tem algum vício de linguagem” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Para ajudar nisso os servidores iniciaram, nesta segunda-feira (3) e terminam na sexta-feira (7) uma capacitação em diversas áreas de atendimento ao público, seja na área de linguagem, diversidade religiosa, racial ou sexual. Nesta semana, o treinamento está sendo voltado à Língua Portuguesa, na elaboração de documentos oficiais, sem vícios de linguagem.

Cely: “Vai me ajudar a redigir melhor os documentos oficiais” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

“Sempre tem algum vício de linguagem, geralmente o que acontece que o servidor, não todos, lógico, eles acham que precisam ser um pouco gentis no documento, vemos muito o ‘cumprimentando cordialmente’, e a Redação Oficial não foi feita pra ser uma correspondência fofa, uma correspondência meiga, ela foi feita para informar, solicitar e geralmente as pessoas fazem isso porque infelizmente às vezes nos sentimos inseguros ao escrever e buscamos modelos, e isso é ruim”, explicou a ministrante Kelce Nayra Guedes.

Ainda segundo a palestrante, na prática, o treinamento vai melhorar a compreensão, como um todo, na emissão dos documentos oficiais escritos pelos servidores e a como vão chegar no receptor. A Cely Gomes trabalha na Secretaria Municipal de Planejamento e diz que o curso vai ajudar na formação profissional dela.

Jonathan: “É um ganho para o município” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

“Eu creio que esse curso vai me ajudar a redigir melhor os documentos oficiais, vai me auxiliar a reportar a instituições tanto internas como externas, além disso vai me proporcionar uma qualificação profissional que eu possa praticar no âmbito pessoal e fora da instituição da prefeitura, já que é um curso que eu vou me reportar a todos os órgãos que eu intermedio hoje.”

O secretário de Gestão Administrativa, Jonathan Santiago, diz que a prefeitura segue a política de valorização dos servidores tanto efetivos, temporários, terceirizados e comissionados para que o município tenha uniformidade de pensamentos.

“É um ganho para o município como um agente público, onde você vai ter um melhor atendimento, um relacionamento melhor entre os servidores, mas ao final, o produto final quem vai ganhar é o cidadão. Ele vai ter ali um profissional mais qualificado, mais capacitado. O servidor deve se capacitar e melhorar profissionalmente como um cidadão, como pessoa, e é isso que o município tenta proporcionar com a capacitação.”

Outras notícias...