Encerrando a 38º Semana do Migrante de forma significativa, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou na manhã dessa sexta-feira (23), uma ação solidária no Abrigo para Migrantes.
A unidade, mantida pela Prefeitura de Rio Branco, é a única destinada a esse público em nosso município e atualmente acolhe 70 pessoas, em sua maioria venezuelanos.
O evento contou com apresentações musicais em português e espanhol, e um delicioso café da manhã regional, destacando a cultura junina local para os acolhidos. A ação foi realizada em parceria com o Governo do Estado e Cáritas Brasileira, organização de apoio a famílias em vulnerabilidade social.
De acordo com a coordenadora da casa de acolhimento, Nívea Azevedo, esses momentos de interação estreitam os laços entre as entidades e fortalecem a execução das políticas voltadas ao acolhimento e encaminhamento dos migrantes.
“Para muitos migrantes, que já chegam aqui em situação de pobreza e fome, causas que trazem do seu país de origem, eventos como esse são de extrema importância para garantir os seus direitos humanos, proporcionando um ambiente de acolhimento para atender suas necessidades, enquanto estiverem vivendo em nosso município”.
A Secretária Municipal da SASDH, Suellen Araújo, ressaltou as dificuldades superadas diariamente pela unidade para cumprir o fluxo de trabalho e a importância das parcerias para a realização de ações socioassistenciais voltadas aos migrantes.
“A rotina na gestão da casa de migrantes é desafiadora, pois a demanda diária é imprevisível. Se estamos esperando receber trinta pessoas, recebemos cinquenta. Apesar disso, estamos preparados para atender a quantidade de migrantes que chegam, sempre contando com as parcerias, como o Estado, a Cáritas, e o Alto Comissariado das Nações Unidades, que ontem realizou a doação de kits higiênicos, baldes e mosquiteiros para a unidade”.
A Secretária também destacou o esforço do Prefeito Tião Bocalom, que tem mantido a unidade com recursos próprios, sendo a principal casa de acolhimento para migrantes e refugiados do estado.
“A Prefeitura tem contribuído com recursos próprios para garantir, além da manutenção da unidade, as passagens, alimentação e demais necessidades, demonstrando carinho e responsabilidade com as pessoas mais vulneráveis. Essas ações concretizam a política de migrantes em nosso município, proporcionando um ambiente de acolhimento adequado”, disse.
A 38ª Semana do Migrante encerra-se com a certeza de que a solidariedade e a integração são fundamentais para promover uma sociedade mais inclusiva e respeitosa com os migrantes, reconhecendo seus direitos e valorizando suas contribuições para o desenvolvimento da política migratória.