
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), iniciou no último sábado (10), no Teatro Maués Melo, a abertura das oitivas municipais da Lei Paulo Gustavo (LPG).
De forma democrática e aberta à sociedade civil em geral, a intenção é debater e receber as melhores práticas para aplicação da lei que vai contribuir para a retomada do setor cultural no país.
A prefeitura estruturou as oitivas em oito encontros separados por câmaras temáticas do audiovisual e das demais áreas culturais, com a finalidade de atender de forma ampla os futuros beneficiados pela LPG.
Iniciado pela câmara temática do audiovisual, principal segmento beneficiado pela Lei Paulo Gustavo, a oitiva teve a presença do premiado cineasta Sérgio de Carvalho, que parabenizou a FGB pela organização e pelo apoio ao movimento cultural e a oportunidade para realização da formulação de editais.
“Foi um encontro muito bom, de muita escuta por parte da FGB e a gente tem certeza que esse processo vai ser de muita construção conjunta entre gestão e movimento cultural.”
Valéria de França, coordenadora da comissão instaurada pela prefeitura para implementar a LPG no município, falou a respeito das expectativas que foram superadas e a satisfação em atuar em parceria com a Prefeitura de Rio Branco.
“Estamos extremamente satisfeitos com a participação das figuras da Câmara Temática do Audiovisual, em especial a Rose Farias. Esperamos que as próximas oitivas atraiam um número ainda maior de fazedores de cultura, representando os diversos segmentos, para que possamos dialogar sobre os recursos da Lei Paulo Gustavo que serão destinados ao município.”
A câmara temática do Audiovisual apresentou uma carta proposta com ações direcionadas a regulação de acordo com a Lei Paulo Gustavo, além de discussões baseadas nos editais. Rose Farias, membro da operativa Paulo Gustavo parabenizou a oportunidade de pautar e abranger o audiovisual.
“Demonstra que nós estamos no caminho certo e nós esperamos ser ouvidos como fomos ouvidos nesse dia aqui. E a gente espera que quando a gente chegar na próxima etapa, que a questão da discussão dos critérios dos editais seja da mesma forma.”
“Gostaria de destacar especialmente o apoio e o compromisso do nosso prefeito, Tião Bocalom, que tem sido um grande defensor da cultura em nossa cidade. Seu apoio incansável tem sido fundamental para promover o desenvolvimento e a valorização do setor cultural, permitindo que eventos como as oitivas da Lei Paulo Gustavo sejam realizadas com sucesso”, informou o diretor-presidente da FGB Anderson Nascimento.
As oitivas acontecem por todo o mês de junho, até o dia (20). Os segmentos culturais foram definidos e separados em cada dia da semana e aos sábados.
As próximas reuniões acontece nesta segunda-feira (12) com a capoeira e nos demais dias terão:
13/06: Artes Cênicas, Dança e Música, Artes Visuais
14/06: Artes Digitais, Arte Educação, Artesanato e Artes Aplicadas, Literatura e Jornalismo
16/06: Movimento Geek/Culturas Urbanas
17/06: Povos Originarios, Maioria Minorizadas
19/06: Culturas Ayahuasqueiras, Historiografia e Humanidades, Representantes de museus, salas de memórias, arquivo e coleções particulares, Turismo e Movimentos Sociais
20/06: Produção Cultural, Movimento Junino, Culturas Populares, Comunidade Tradicional, Tradições Populares e Culturas Afros.