Para facilitar o acesso do cidadão que vive na zona rural às políticas públicas sociais executadas pelo município, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou neste sábado (10), na Vila Verde, mais uma edição do programa Juventude na Comunidade.
Além da oferta de serviços básicos para a população em vulnerabilidade social, o programa consiste em apresentar as políticas afirmativas como juventude e igualdade racial, e conscientizar as pessoas sobre seus direitos no que se refere ao desenvolvimento da sua cidadania.
A atividade aconteceu no espaço da escola Terezinha Migueis, localizada km 58 da Transacreana e integrou as Secretarias Municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde (Semsa), Educação (Seme) e Fundação Garibaldi Brasil (FGB). Moradores de localidades próximas também aproveitaram a oportunidade. Como resultado, centenas de pessoas receberam algum tipo de atendimento.
Durante a ação, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sobral prestou atendimentos relacionados ao Cadastro Único e o programa Bolsa Família, visitas domiciliares e inscrições para o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos na unidade. Para os pequenos, o Programa Criança Feliz (PCF) proporcionou momentos de alegria com pula-pula e recreação. O Departamento de Juventude (DPJ) foi o responsável pela emissão do Id Jovem, documento que permite meia entrada em eventos culturais e descontos em viagem interestadual.
Maria Clara, mãe do Gabriel, moradora do Km 100 da Transacreana, não perdeu a chance e saiu cedo para ir até o local fazer a inclusão da sua família no CadÚnico para tentar receber o bolsa família.
“Ajuda muito quando a Prefeitura traz esses serviços pra mais perto. Eu ainda não tinha cadastro porque é muito difícil ir na cidade. Saí de casa de madrugada e cheguei aqui as seis e meia. Também fiz uma consulta médica. Deu tudo certo, os funcionários foram bem atenciosos e me atenderam rápido”, disse.
As mulheres também tiveram oportunidade de conhecer sobre os seus direitos. Atendimentos psicossociais e jurídicos foram disponibilizados pela equipe da Casa Rosa Mulher, centro especializado no atendimento às mulheres vítimas de violência.
Por parte da saúde municipal, a ação itinerante da Semsa ofertou consultas médicas e odontológicas, PCCU, pré-natal, aplicação de vacinas, orientações para prevenção de doenças, teste de glicemia, pesagem e educação em saúde. A pedido do Prefeito Tião Bocalom, pequenas cirurgias também foram realizadas no local.
Cerca de 100 funcionários e colaboradores participaram das atividades. Essa foi a terceira edição do Juventude na Comunidade em 2023. Até o final do ano, a ação deve continuar alcançando outras comunidades da zona rural através dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras).