Prefeitura de Rio Branco oferece aulas gratuitas de capoeira para crianças e adolescentes no Centro da Juventude

Iniciativa visa promover a prática esportiva e cultural, além contribuir para a formação social e educacional (Foto: Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, em parceria com o Projeto Social “Camaradinhas”, está oferecendo aulas de capoeira gratuitas para a comunidade. A iniciativa tem como público-alvo crianças e adolescentes entre 5 e 12 anos de idade e visa promover a prática esportiva e cultural, além de contribuir para a formação social e educacional dos alunos.

As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras à noite, a partir das 18h, no Centro da Juventude, localizado na Praça da Juventude no bairro Cidade Nova. As inscrições devem ser realizadas diretamente no local, no horário das aulas. É necessário que os menores estejam acompanhados pelos pais ou responsáveis no
momento da inscrição, para assinar o termo de permissão.

De acordo com o instrutor Curió, além da atividade física que o esporte exige e dos benefícios à saúde, a capoeira é uma forma de manter as crianças ocupadas e inseridas na cultura brasileira com uma arte totalmente nacional.

“Além do contato com uma arte totalmente nacional, esse projeto busca, principalmente, ocupar o tempo vago das crianças, afastando da criminalidade e incentivando os alunos a terem um bom rendimento escolar, a frequentar as aulas, e a respeitar pais, professores e colegas.”

Neste sentido, a iniciativa é uma oportunidade para a comunidade ter acesso a uma prática esportiva e cultural de forma gratuita, contribuindo para a formação social e educacional das crianças e adolescentes de Rio Branco.

As aulas do Projeto Social “Camaradinhas” são ministradas pelo professor Curió, supervisionado pelo Contramestre Chiclete.

Sobre a capoeira

A capoeira é uma expressão cultural brasileira onde os elementos são: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Uma característica que diferencia a capoeira de outras lutas é o fato de a mesma ser acompanhada por música. É a música que decide o ritmo e o estilo do jogo, que é praticado no decorrer da roda de capoeira.

Outras notícias...