
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por ocasião do 31 de maio, data alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco e ao Dia de Combate ao Câncer de Boca levou ao centro da cidade, algumas ações de prevenção e promoção à saúde, com abordagens e distribuição de panfletos às pessoas sobre os malefícios do cigarro.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo está associado a doenças crônicas não transmissíveis, além de contribuir para o desenvolvimento de outras enfermidades como tuberculose, doença respiratória e impotência sexual.
A equipe da Semsa fez demonstrações e agendamentos na Policlínica Barral y Barral com a finalidade de diagnosticar precocemente o câncer de boca.
A vendedora Thaís Gomes está tentando deixar o cigarro e disse que a orientação sobre o câncer de boca foi muito importante para ela.
“Foram muito bem explicados os sintomas do câncer de boca. Eu não sabia, mas cheguei aqui, me explicaram direitinho e agora eu sei.”
A dentista Maria do Carmo falou da relevância da prevenção primária.
“Conversando, mostrando para esses pacientes a necessidade que eles têm de conhecer todos os fatores de riscos, principalmente, com relação ao tabagismo.”
A coordenadora do programa, Wilyanne Derze, disse que a prefeitura tem feito essas ações desde o último dia 10 para esclarecer sobre os riscos e consequências que o tabaco faz, principalmente na Região Norte onde o número de fumantes é muito grande.
“A Região Norte, infelizmente, está em segundo lugar entre as capitais onde tem mais fumantes, então precisamos reverter esse quadro, e também oferecer os serviços que a secretaria municipal de saúde oferece nas unidades de saúde que são o apoio e o tratamento.”