Prefeitura de Rio Branco participa de reunião do Gabinete da crise migratória

O aumento do fluxo migratório foi debatido em reunião extraordinária (Foto: Assecom)

O aumento do fluxo migratório tem chamado a atenção e mobilizado as autoridades responsáveis. Na manhã dessa terça-feira (30), o tema foi debatido em reunião extraordinária do Gabinete de Monitoramento da Crise Migratória.

Representando a Prefeitura de Rio Branco participaram a Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos da SASDH, Suellen Araújo, o diretor de Assistência Social, Ivan Ferreira, o Coordenador da Casa de Passagem, Sebastião Soares e o Secretário da Casa Civil, Valtim José.

Além de discutir o cumprimento do fluxo para os encaminhamentos corretos, o grupo deliberou uma série de futuras medidas que devem ser adotadas, destacando-se a necessidade de encontrar um novo espaço para a Casa de Passagem visando proporcionar um ambiente mais acolhedor.

Na reunião também foi marcada uma agenda de trabalho para o mês de julho, com a participação de representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, bem como do Ministério da Saúde, que farão visitas programadas às fronteiras e à Casa de Passagem de Rio Branco para avaliar a situação e tomar medidas para aprimorar as condições de acolhimento e assistência aos migrantes.

Coordenando o encontro, o Secretário Estadual de Assistência Social (Seasd), Lauro Santos, elogiou o esforço da Prefeitura de Rio Branco no que se refere à área de Assistência Social e Direitos Humanos, não apenas na questão humanitária com os imigrantes, mas em todas as políticas públicas que envolvem a garantia de direitos para a população mais vulnerável.