
O prefeito Tião Bocalom, recebeu nesta sexta-feira (26) o diretor do Departamento de Humanização do Ministério da Saúde, Eder Gatti, a secretária Municipal de Saúde Sheila Andrade, o secretário Estadual de Saúde Pedro Pascoal e o secretário de Saúde de Acrelândia, Victor Martinele.
O objetivo da visita foi alinhar as ações de estado e municípios para aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes, fundamentais para evitar o retorno e o agravamento de doenças já eliminadas no país, como a pólio e o sarampo.
Segundo o prefeito Tião Bocalom é muito importante, pois trabalharam e trataram, não só de Rio Branco, mas também de todo o Estado do Acre.
O lançamento oficial da campanha em parceria, será neste sábado (27) em frente ao Palácio Rio Branco, a partir das 10h. As equipes de saúde estarão aplicando vacinas, no local, até às 20h.
“O Ministério da Saúde veio e garantiu que se nós nos planejarmos, nos organizarmos enquanto prefeitura, nós iremos ter o recurso que também é importante para fazermos essas campanhas e essa busca ativa junto à população”, explicou a secretária da Semsa.
A ação é parte do Movimento Nacional pela Vacinação e terá foco ainda, no monitoramento ativo da investigação laboratorial que podem indicar casos de pólio e na intensificação da busca ativa de não vacinados.
O diretor do Departamento de Humanização do MS, Eder Gatti, afirmou que tiveram uma boa demonstração daqueles que executam o SUS. Ele ressaltou que todos unidos em prol de algo como a vacinação é bom para a população.
“Estamos começando agora a ação de multivacinação no estado do Acre, por duas semanas vamos intensificar a vacinação de todos àqueles com menos de 15 anos de idade. Vamos fortalecer a vacinação das crianças e adolescentes, para não deixar as doenças que eliminamos no território nacional, como paralisia infantil, rubéola, retornem.”
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) é quem distribui as doses. O secretário da Sesacre disse que o Acre tem as suas peculiaridades, que o impedem de alcançar a meta vacinal e que é importante o alinhamento.
“Sabemos que essa responsabilidade é mútua, cabe ao Estado receber, distribuir, o apoio logístico para esses municípios, assim como na capacitação e a reciclagem dos profissionais do Acre que estão lá na ponta e que aplicam essa vacinação.”
O secretário de Saúde de Acrelândia, Victor Martinele, falou que a maioria da população do município se concentra na zona rural, o que aumenta a demanda de logística para cumprir a meta vacinal.
“Os municípios na ponta tem feito a diferença em parceria com o Estado e com o governo federal, e essa tripartite tem que caminhar juntos para termos uma progressão e melhorar nossas coberturas vacinais.”
“Nós queremos as nossas crianças com saúde. Então é fundamental ter consciência de levar o filho, sobrinho, neto, bisneto para tomar essa vacina. Nós começamos amanhã, e você, é o grande responsável de dar sucesso para essa campanha de vacinação,” finalizou o prefeito de Rio Branco.