Ir para o conteúdo

Obras de recuperação de ramais no polo Geraldo Fleming estão aceleradas

Programa irá recuperar cerca de 150 quilômetros de ramais (Foto: Evandro Derze/Assecom)

As obras de recuperação dos ramais de Rio Branco, por meio do programa Ramais da Dignidade, estão espalhadas por todas as linhas e polos agrícolas da capital. No primeiro momento, os serviços são de limpeza e raspagem para garantir a trafegabilidade.

O programa Ramais da Dignidade irá recuperar cerca de 150 quilômetros de ramais, pouco mais de 40 mil famílias serão beneficiadas, e não terão mais dificuldade de escoar a produção até o ponto de venda na cidade.

É o caso do produtor rural, Thiago Dantas. Ele mora no polo Geraldo Fleming e produz laranja, mandioca, hortaliças e peixe. Para ele, de fato, as obras de recuperação no ramal, trazem dignidade para quem produz.

“A produção depende de escoamento, se não estiver não tem produção. Ajudando a gente aqui com ramal, é claro que vai ajudar a gente muito mais, a gente aqui que depende de acesso ao ramal.”

A dona Raimunda Hates, também é uma produtora do polo, ela diz está feliz com os serviços de melhorias no ramal.

“Macaxeira, jerimum, feijão, verdura, banana, cupuaçu tem muito. A gente entrega para a Conab e a prefeitura também.”

No ramal do Chiquilito a obra é de praticamente reabertura do ramal, já que, segundo os moradores, há mais de 20 anos que não entrava uma máquina por aqui.

“O Bocalom é uma pessoa digna, descente que está fazendo a diferença no mandato dele, sabia que ele iria fazer exatamente isso, tenho certeza absoluta que vai fazer em todos os ramais é tá melhorando cem por cento para os produtores”, ressalta o produtor rural, Elias Benício.

O seu Francivaldo, é morador do ramal há 40 anos. Hoje a produção dele é pequena, exatamente porque não tinha mais ramal para ajudar no escoamento dos produtos.

“Tinha plantio de abacaxi, banana, macaxeira, também hortaliças, mas eu fui tendo que parar. Ainda tenho até estufa armada. Eu não estava tendo mais como sair com a produção. Agora com esse serviço vai melhorar com certeza, pois teremos por onde sair e terá como o caminhão da Seagro vir pegar a produção também. Vou poder voltar a produzir como antes.”

O secretário de Agropecuária Eracides Caetano, diz que a proposta de dignidade do programa, é essa, dar condições para motivar o produtor a produzir ainda mais no campo.

“O produtor tendo o ramal na propriedade dele vai segurar a família dele, isso é muito bom, tanto desenvolve os produtos que o pessoal consome, como segura ele na propriedade.”

Outras notícias...