Ir para o conteúdo

Prefeito visita o projeto Hortas e Fazendinhas na creche Ione Portela

Projeto foi idealizado pelo prefeito Tião Bocalom (Foto: Diego Dias/Assecom)

O prefeito Tião Bocalom e a secretária de Educação, Nabiha Bestene, visitaram na tarde dessa quinta-feira (11) a creche Ione Portela para acompanhar o projeto de Hortas e Fazendinhas nas escolas.

O projeto foi idealizado pelo próprio prefeito e a ideia é construir hortas nas escolas para compor a merenda escolar e estimular uma alimentação saudável entre a comunidade. A horta é cultivada pelos próprios alunos.

A ideia é construir hortas nas escolas para compor a merenda escolar (Foto: Diego Dias/Assecom)

No último dia 8, iniciou-se a colheita das verduras e a programação vai até esta sexta-feira (12). A atividade faz parte do ensino pedagógico, já que estimula os alunos a uma alimentação saudável, ao cultivo e ao empreendedorismo.

O prefeito visitou os alunos na sala de aula, depois foi até a horta e ajudou as crianças na colheita.

“Que coisa linda as crianças animadas… Tem crianças aí que ajudaram a apanhar o tomate, ajudaram a arrancar mandioca. É isso daí o que a gente quer, é isso! Que o espírito da produção também se instale nessas crianças porque o nosso estado tem o perfil de ser um estado de produção agrícola”, disse o prefeito.

A diretora da escola, Elisangela Souza, diz que após a implantação do projeto houve uma aproximação e uma interação maior com os pais dos alunos.

“Pelo fato de aqui ser uma creche de crianças de dois e três anos, os pais começaram a participar com as crianças para poder vir e fazer colheita, fazer plantação, até mesmo cuidar. Então essa movimentação faz com que os pais participem, com o seu bebê e aumente essa parceria entre escola e a família.”

Segundo a secretária de Educação do município, Nabiha Bestene, o projeto contempla seis escolas e irá ampliar para mais onze ainda este ano.

“Hoje é o dia da colheita, o dia da satisfação em ver aquele produto que saiu da terra e amanhã (sexta) será o dia justamente da degustação, então essas crianças observam, elas vem produzir, colocar na terra pra colher, para que sirva de uma alimentação saudável.”

“A criança já está se despertando para isso e, com certeza, quando ela crescer poderá ter vontade de mexer com a agricultura, com a pecuária, que é isso que a gente quer, que no futuro eles venham desenvolver esse Estado baseado em nossa santa terra”, finalizou o prefeito.

Outras notícias...