
A 10ª Conferência Municipal de Saúde realizada pela Prefeitura de Rio Branco durou três dias e teve seu encerramento no fim da tarde desta sexta-feira (5).
Usuários, gestores e trabalhadores de todas as regionais e zona rural colaboraram com sugestões e propostas para melhoria da saúde municipal.
A secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, agradeceu a oportunidade dada pelo prefeito Tião Bocalom para a realização da conferência e destacou que muitas propostas boas vão diferenciar o olhar para a atenção básica e acredita que a discussão foi válida.
“Só temos bons resultados, que vamos levar agora para as propostas dos próximos quatro anos seguintes da próxima gestão.”
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Augusto Pinheiro, a conferência surpreendeu pela qualidade das propostas e dos nossos delegados.
” O município vai ganhar porque temos muitas propostas para melhorar a saúde no município de Rio Branco.”
Usuários de todas as esferas participaram da conferência compartilhando e votando em ações em benefício à saúde publica municipal.
O professor Germano Marino parabenizou a prefeitura por abrir a discussão para o público em geral, permitindo a escuta das reais necessidades de cada um.
“Estão aqui trabalhadores rurais, indígenas, pessoal LGBT, gestores, trabalhadores, estão aqui levantando propostas da realidade, desde a questão do atendimento humanizado, a falta de medicamentos, melhoramento especializado, novas edificações até aonde necessita de maior poder publico de exercício da saúde, e isso é gratificante porque tem três dias que estamos aqui trabalhando e eu só tenho que parabenizar a prefeitura e secretaria de saúde por colocar tanta diversidade reunida para discutir ações pontuais para melhorar a saúde do município.”
Para o autônomo Rocileudo Costa essa é a oportunidade de ser ouvido.
“Aqui se constrói proposta para a melhoria da saúde pública onde a população reivindica e traz as propostas para melhoria da saúde na atenção básica do município.”
Shirley Souza é liderança comunitária e participou da conferência como usuária. Durante o momento de votação, ela elogiou a forma como foi conduzido o evento
“Ter tido a transparência de todo um trabalho em conjunto, convidaram as lideranças comunitárias, os usuários estão em maioria aqui, então estamos lutando por melhorias para nossas comunidades, eu como usuária me sinto feliz e satisfeita por estar brigando pela minha necessidade.”