
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB) apresentou durante os últimos dois dias (04) e (05) o espetáculo Yunu Pãni, no Teatro Maués Melo, que fica na sede da FGB.
O espetáculo que contou com a presença de várias escolas, como Álvaro Rocha, João Aguiar e Anice Dib Janete foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura e tem como objetivo levar a arte e a cultura até as escolas de ensino fundamental, médio e também aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“É uma forma de recepcionar os alunos, de poder trabalhar a autoestima deles através da arte”, informou Lenine Alencar, da Comissão Organizadora do espetáculo.
A apresentação é livre e encanta a todos por meio do mito Huni Kuin, que fala sobre a origem dos legumes através de uma narrativa lúdica e encantadora. Com cenário e figurino impecáveis, a história transforma-se em um verdadeiro espetáculo cênico que transporta o público para o mundo imaginário desses povos originários do Acre.
A dramaturgia apresentada não tem pretensão de representar a cultura indígena, como diz, mas sim de contar uma história que faz parte da rica cultura desses povos, que são os Huni Kuin.
“São vários mitos que os povos originários têm e tratam desse tema de uma forma muito lúdica. Então a gente trouxe esse trabalho para poder agregar e com uma visão nossa, sem pretensão nenhuma de fazer uma representação, da cultura indígena”, explicou Cláudia Toledo, diretora do espetáculo.
Segundo a coordenadora do Centro Cultural Thaumaturgo Filho, Cleonice Menezes é uma honra a parceria com a equipe Arte de Ser. Muitos alunos tiveram um alcance cultural importantíssimo.
“Vários alunos nunca tinham assistido uma peça teatral e que possamos proporcionar mais eventos para os alunos e principalmente a comunidade.” disse Cleonice.
Yunu Pãni é um espetáculo realizado pela Cia. Visse e Versa, uma iniciativa importante para que os alunos possam ter acesso à cultura e à arte, além de trabalhar a autoestima dos mesmos.