As políticas públicas voltadas às pessoas idosas, seguem trabalhando estratégias pontuais para evitar violações nos direitos da melhor idade.
No final da tarde dessa quarta-feira (3), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), a Prefeitura de Rio Branco garantiu o acolhimento do Senhor João Almeida, mais conhecido como “Jota Almeida”, no Lar Vicentino, espaço especializado no acolhimento de idosos.
A articulação foi construída pela Diretoria de Direitos Humanos da SASDH, que após tomar conhecimento da situação de abandono na qual o idoso estava submetido, passou a realizar atendimento, acompanhamento e encaminhamentos sociais.
“O idoso estava internado no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps-AD3), porém entendemos que aquele não era o local ideal para o seu acolhimento, pois conforme relatório médico, seu problema é de amnésia”, afirma a diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze.
A diretora afirma que desde que fora realizada a primeira abordagem ao idoso, no dia 8 de março, a secretaria se esforçou para que o acolhimento final fosse em local apropriado.
Em seu novo lar, o paciente está sob os cuidados de uma equipe com cuidadores profissionais, que oferecem um ambiente seguro e atenção, tanto na parte de saúde, quanto nas atividades diárias do idoso.
Essa é mais uma ação da Prefeitura de Rio Branco, que busca sempre oferecer a melhor assistência aos cidadãos, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade. A insistência para a transferência do idoso à uma unidade especializada em cuidados com os idosos é uma demonstração do compromisso da gestão com o bem-estar, qualidade de vida e garantia dos direitos da pessoa idosa.
Assim, a prefeitura reforça a importância do trabalho transversal e intersetorial entre instituições públicas que ofertam assistência aos mais vulneráveis, pois vem demonstrando efetividade as ações planejadas e executadas em conjunto.