
Nesta terça-feira (2), por orientação do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, as equipes técnicas da Diretoria de Assistência à Saúde, Regulação Controle e Avaliação, se reuniram com objetivo de dar início ao processo de remapeamento de saúde do município de Rio Branco.
Participaram da reunião, as equipes dos segmentos Bacurau, sendo compostos pelas unidades Maria Sofia, Belo Jardim rural, Manuel Alves Beleza, e a própria Urap Bacurau.
Segundo a diretora de Assistência de Saúde da Semsa, Rafaela Brito, a atividade sobre o mapeamento do processo de saúde é fundamental para que o município possa diagnosticar as necessidades do setor em Rio Branco,
“Essa foi a primeira reunião com os coordenadores administrativos e assistenciais do segmento Bacurau para iniciarmos o processo de mapeamento de saúde de Rio Branco. A partir desse mapeamento, a Secretaria Municipal de Saúde faz um recorte de todas as necessidades para promover as ações de saúde diante de cada região”, explicou Rafaela Brito.
Segundo a direrora, é Importante ressaltar que a última atualização dos mapas sobre saúde na capital acreana ocorreu em 2012. Por este motivo, o prefeito Bocalom e a secretária Municipal de Saúde Sheila Andrade, determinaram que os coordenadores acelerem este processo a fim de diagnosticar os problemas enfrentados pela população para que as ações de saúde possam ser desenvolvidas nessas comunidades.
“O prefeito Bocalom apostou e investiu nesta atividade que deve ser permanente e que trará muitos benefícios para a saúde do povo de Rio Branco”, disse Brito.
O mapeamento de saúde de Rio Branco é uma ação permanente, que conta como principal responsável por desencadear as atividades, a Diretoria de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, mas estava desativado. A partir de agora, uma profissional ficará responsável pelo desenvolvimento dos mapas, além de uma equipe técnica da Secretaria de Saúde.